Orçamento Participativo Jovem - OPJ 2021 | Propostas a votação

2021/08/11
A apresentação das propostas no âmbito do Orçamento Participativo Jovem 2021 (OPJ) vai decorrer no dia 20 de agosto (sexta-feira), às 17h30, no Miniauditório Municipal (Pavilhão Multiusos).
Nesta sessão pública proceder-se-à à apresentação, debate público e votação das propostas apuradas para esta fase final.
O ato eleitoral encerra às 20h00 desse mesmo dia.

PROPOSTA 1
Mariana Xavier / Associação Mirai q’Alforjas
“Criação de Parque de Bicicletas Elétricas Ecoturismo”
“A proposta que a Associação Mirai q'Alforjas está a apresentar este ano, ao candidatar-se ao Orçamento Participativo Jovem, é a criação de um parque para 6 bicicletas elétricas.
O objetivo é colocar à disposição da população e visitantes um meio de deslocação original, com cerca de 100km de autonomia, para passeios em família ou a dois pelos percursos do concelho aproveitando e explorando as maravilhas e riquezas naturais que o Parque Natural do Douro nos proporciona.
Uma forma diferente de valorizar a nossa região, o nosso ecoturismo e a oportunidade de dar a conhecer, a quem por aqui passa, a nossa cultura e a nossa forma tão típica de saber acolher.
Tudo depende de ti para valorizarmos a nossa comunidade. Esperamos pelo teu voto”.

PROPOSTA 2
Marco Cordeiro / Moto Clube Abutres do Douro
“Envelhecer Saudável na Capital das Arribas em Pleno Parque do Douro Internacional”
“Pretendemos implementar na zona envolvente a estação de caminhos de ferro de Sendim um projeto inovador que tem como objetivo definir uma estratégia para publico em geral, mas nomeadamente, para os mais idosos de envelhecer com saúde.
Este espaço está situado em pleno parque do douro internacional, localizado na única estação de comboios que foi alvo de renovação e se enquadra no inicio da ciclovia Sendim/ Duas igrejas.
A criação dos parques geriátricos será concebida para a população idosa de modo a promover a atividade física nesta faixa etária e, por conseguinte, um envelhecimento ativo”.

PROPOSTA 3
Leandro Duarte / Grupo de Estudantes
“Parque de Skate”
“É um espaço ao ar livre, espaço para todos utilizarem, praticantes e não praticantes, é mais um espaço para as pessoas passarem um bom tempo e serve para encorajar os jovens à pratica de desporto e assim combater o sedentarismo nos jovens, que cada vez é mais presente. Pode-se praticar skate, patins, trotinete e bmx. A pista terá rampas, pirâmides, escadas, corrimãos, etc”.

PROPOSTA 4
Vitória Sousa / Associação de Estudantes
“Restauro de Paragens de Autocarro”
“Como alunos e membros da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Miranda do Douro sabemos de primeira mão o que necessita de melhorias na nossa comunidade escolar.
As paragens de autocarros que atualmente abrigam a maioria dos alunos, enquanto esperam pelos transportes escolares, não asseguram as condições que achamos necessárias e essenciais para o bem-estar dos alunos uma vez que estas se encontram degradadas, desatualizadas e não são eficazes a proteger os alunos do frio, da chuva e das diferentes condições atmosféricas.
Sobretudo por essas razões é que propomos renovar e melhorar as paragens de autocarros da Escola Básica de Miranda do Douro, da escola Secundária de Miranda do Douro e da Escola Básica de Sendim.
Além de melhorar a estrutura das paragens, para proteger eficazmente todos aqueles que usufruem das paragens de autocarros das diversas condições climáticas, seria também do interesse da comunidade escolar modernizar as simples paragens para as tornar mais úteis à nossa realidade equipando-as, por exemplo, com fichas para carregar o telemóvel e saídas USB.
Como as paragens de autocarros são utilizadas pela grande maioria dos alunos e das camadas mais jovens, achamos esta proposta para o Orçamento Participativo Jovem extremamente oportuna e merecedora da atenção de todos aqueles que pretendem votar em alguma iniciativa que seja útil para o nosso concelho”.

PROPOSTA 5
Fábio Vicente / Associação Cultural e Recreativa de S. Pedro da Silva
“Parque de Desportos Radicais”
“Esta proposta tem como finalidade a construção de um parque de desportos radicais na nossa aldeia. A construção do parque será faseada, na 1ª fase prevemos a construção de algumas plataformas para a prática desses desportos como um campo de paintball, estruturas para escalada, rapel e slide e um campo de tiro com arco. É a construção desta 1ª fase que candidatamos ao OPJ 2021, principalmente a construção do campo de paintball e a aquisição de equipamento necessário para a prática desta modalidade”.