Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Dia Internacional do Idoso

Dia internacional do idoso 2021 1 980 2500
2021/10/01
O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro, tendo sido instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A sinalização deste dia tem como objetivo sensibilizar a sociedade, para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
O desenvolvimento demográfico associado às mudanças sociais produzidas pela vida moderna, sobretudo no que respeita ao papel da mulher no mundo do trabalho conduziu a grandes transformações sociais. Ganhou-se autonomia pessoal, anos de vida, mas essas alterações conduziram-nos também para a disfunção familiar, o isolamento e solidão, sobretudo das pessoas mais idosas e em situação de dependência, chegando estas à marginalização e/ou afastamento da vida ativa.
Segundo Jacob (2007:15) “o envelhecimento da população é um dos maiores êxitos da humanidade, porém é também um dos maiores desafios, devido às suas consequências sociais, económicas e políticas”.
Esta fase da vida é encarada de forma diversa pelas diferentes sociedades, conforme a época a que nos reportamos. Podemos afirmar, que a atitude quanto a esta fase é culturalmente influenciada pelas relações sociais latentes nas sociedades, sobretudo pelo conhecimento mais ou menos informado que temos deste fenómeno (Paúl. 2005).
Contudo é fundamental referir a importância das Pessoas Idosas, em todas as sociedades. Elas são livros abertos de sabedoria, líderes, trabalhadores, aposentados, educadores, cuidadores e avós extremosos, porque à medida que aumentam os anos, aumenta a sabedoria, a paciência e o amor.
Neste dia não poderíamos deixar de refletir sobre esta etapa da vida e de que forma, as pessoas mais idosas e próximas de cada um de nós contribuíram para a nossa formação, as memórias que guardamos com carinho e como gostaríamos de percorrer esse entardecer da vida.
Em Miranda do Douro, iremos assinalar esta efeméride com “Concertos Musicais” nas ERPI´s e Equiparadas do Concelho, entre os dias 18 e 21 de outubro, com a participação ativa das Pessoas Institucionalizadas e @s Alun@s do 1º Ciclo, no âmbito da Atividade de Enriquecimento Curricular “Ensino da Música”, do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.
Um pensamento nos orienta apenas, que esta fase da vida seja repleto de carinho, amor, respeito, dignidade, segurança e saúde.

Partilhar