Promoção da literacia em Saúde Mental com a ação Pública 'FORA da CAIXA (Re)Pensar a Saúde Mental'

2022/03/04
No âmbito da promoção da literacia em Saúde Mental decorreu no dia 25 de fevereiro, a Ação Pública, designada FORA da CAIXA (Re)Pensar a Saúde Mental, promovida pela A Matiz- Associação para a Promoção da Saúde Mental, com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Esteve presente a Sra. Presidente da Câmara Dra. Helena Barril, tendo-lhe sido atribuído o Selo de Município Embaixador da Saúde Mental, pela referida associação.
A sessão contou com a participação de mais de 50 pessoas, nomeadamente técnicos das IPSS’s, CLDS-4G Miranda CumBida, Município, Serviço Local de Segurança Social GNR, Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, Alun@s da Universidade Sénior MD, e população em geral.
A ação decorreu de forma dinâmica entre a audiência, as psicólogas clínicas do projeto, a visualização de animações e a reflexão partilhada sobre o tema Saúde Mental
De referir que este é um projeto regional cofinanciado pela Direção Geral da Saúde e Programa Nacional para a Saúde Mental, promovendo uma maior proximidade, conhecimento de contextos em saúde mental, o combate ao estigma e consequentes processos de discriminação nestes domínios, que acreditarmos serem um dos principais obstáculos relativos ao acesso ajustado e atempado a cuidados de saúde especializados e consequentes fenómenos de exclusão social associados.
“A Matiz, agradece a colaboração e não pode deixar de congratular a Sra. Presidente, Dra. Helena Barril (…) pelo envolvimento, organização, acolhimento e participação na referida ação. é com grande satisfação que vemos a dinamização do "fora da caixa" surgir de forma tão natural e espontânea, sendo ela uma causa tão atual e relevante. As matérias de saúde mental e a sua literacia são urgentes e, Miranda do Douro, fê-lo de forma tão genuína e interessada! será com toda a certeza uma mais-valia para todo o concelho de Miranda do Douro. Parabéns pelo trabalho!”
A Saúde Mental é um problema de todos e o maior desafio do nosso século, por isso acreditamos que juntos podemos fazer a diferença!
20220225_144454
20220225_144741