Campeonato de Jogos Tradicionais - Terras de Trás-os-Montes

2022/09/19
Disputaram-se no passado domingo, 18 de setembro as finais do Campeonato de Jogos Tradicionais, promovido pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM). Perto de 500 participantes, dos nove municípios que integram a CIM-TTM, marcaram presença nas finais deste campeonato que é único no país.
A ideia da CIM-TTM foi recuperar e valorizar os jogos tradicionais, património imaterial de enorme importância para a memória coletiva, que noutros tempos eram motivo de lazer, convívio e até de festa entre os elementos das comunidades, mas com forte tendência para se perderem, algumas praticamente em extinção.
O desafio foi lançado às comunidades dos nove concelhos que integram a CIM-TTM, que com facilidade e entusiasmo reuniram equipas, realizaram encontros concelhios na fase de apuramento, que trouxeram para o campeonato intermunicipal as melhores equipas nas diversas modalidades.
Em competição estiveram dezenas de equipas que mostraram as suas habilidades, técnica e perícia nos jogos do fito, raiola, relha, corrida de sacos, tração à corda, jogo do burro e dança das cadeiras.
Este evento teve ainda a componente inclusiva, com o Jogo do Burro, Tração à Corda Adaptada, Fito Adaptado e Jogo das Cadeiras, onde participaram IPSS's de vários concelhos.