Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Plano de Poupança de Energia aprovado pelo governo obriga à adaptação da temperatura da água e temperatura ambiente da Piscina Coberta de Miranda do Douro

Reducao da temperatura piscina coberta 1 980 2500
2022/09/30
Publicado «Plano de Poupança de Energia 2022/2023» que contempla medidas de redução do consumo energético, no qual, entre as recomendações se prevê a redução em piscinas e complexos desportivos tanto em pavilhões desportivos públicos como em ginásios.
O Plano Nacional de Poupança de Energia aprovado pelo Governo e publicado em Diário da República engloba medidas, por separado, de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, e abrange os setores da Administração Pública, central e local, e privado (incluindo indústria, comércio e serviços, e cidadãos/cidadãs), sendo dado particular destaque às medidas afetas à energia.
Entre as recomendações transversais ao setor público e privado constam as relativas à temperatura da água e do ambiente nas piscinas. A regra de reduzir o consumo energético em piscinas e complexos desportivos passa pela regulação da temperatura da água das piscinas cobertas para 26°C e diminuição de 2°C na temperatura de aquecimento ambiente onde se inserem as piscinas (para 28°C).
Com duração até ao final do próximo ano, o plano de poupança contempla medidas imediatas, cujo prazo de implementação é inferior a três meses, e que representam uma redução de 3% do consumo face ao período de referência.
O Plano de Poupança de Energia 2022/2023 surge na sequência da crise geopolítica que se faz sentir atualmente na Europa, com graves consequências para o setor da energia, sendo um dos instrumentos que responde ao repto da redução voluntária de 15% do consumo energético lançado aos Estados-Membros da União Europeia.
Saiba mais em: www.ipdj.gov.pt
Consulte aqui a Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro

Partilhar