Gira-Volei em Miranda do Douro

2022/10/17
Todas as quartas feiras, às 18h00 no Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro, para jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos.
Participa... e traz um amigo!!

O que é o Gira-Volei?

O Gira-Volei é um jogo de iniciação à modalidade, onde através do jogo simplificado (2×2) e utilização do passe faz do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo arrastando consigo milhares de jovens.
E porquê?
  • Enquanto jogo condicionado no número e nas dimensões promove um maior número de contactos com a bola, criando condições para a criança aplicar as habilidades técnicas;
  • O facto de serem dois jogadores obriga a uma maior atenção e uma intervenção mais activa, melhorando a dinâmica de jogo e as relações de cooperação, tal facto incentiva a adopção de uma atitude dinâmica e participativa;
  • O passe possui argumentos técnicos singulares potenciadores da aprendizagem dos fundamentos de jogo, assim como constitui a técnica que mais facilita o contacto com a bola;
  • O Gira-Volei com as suas características desportivas básicas e indispensáveis constitui um meio formativo por excelência estimulando o desejo das crianças em se juntar ao projecto e em especial a obtenção de prazer e êxito no Voleibol.
TÉCNICOS:
Sendo o Voleibol um desporto de grande dinâmica e exigência a nível de deslocamentos e análise de trajectória, a utilização do passe, a única técnica utilizada no Gira-Volei (Nível I) veio permitir que tais capacidades sejam desenvolvidas ao máximo.
Como?
  • Os deslocamentos são desenvolvidos de uma forma natural pela apetência que a criança tem em contactar a bola e a não deixar cair;
  • A análise de trajectórias e a comunicação verbal são incrementadas pela possibilidade de a bola ser sustentada durante mais tempo, aumentando o número de trajectórias de bolas variadas;
  • A criança ao ter apetência para contactar a bola terá necessariamente que se deslocar, melhorando esta capacidade.
MASSIFICAÇÃO:
O Gira-Volei tem como grande objectivo levar o Voleibol a todos os cantos do país, mesmo em zonas em que a modalidade não tem representatividade, permitindo desta forma que todos os jovens vivenciem a modalidade suscitando interesse e paixão pela mesma.
EDUCATIVOS:
O Gira-Volei tem como objectivo proporcionar oportunidades para que as crianças e jovens possam viver experiências agradáveis, fazer novos amigos, aprender novas habilidades, adquirir hábitos de auto-disciplina e aprender a cooperar e a competir com lealdade. Ao mesmo tempo fomentar as relações pessoais dos jovens entre si, com os outros centros Gira-Volei, com treinadores, com árbitros e todas as pessoas relacionadas com a sociedade desportiva.
APARECIMENTO DE NOVOS CLUBES:
Este projecto com as suas características procura iniciar as crianças na competição com o intuito de captar e orientar os jovens praticantes para integrarem as equipas dos clubes e essencialmente permitir o aparecimento de outros clubes em locais onde estes não existem.
VANTAGENS
  • Desenvolve o gosto e o hábito pela prática da modalidade
  • Participação em provas organizadas pela FPV
  • Promover o desenvolvimento físico e geral de uma forma equilibrada e harmoniosa
  • Montagem fácil dos Kits de Ar Livre
  • Utilização de qualquer piso sem oferecer perigo ao praticante
  • Entradas gratuitas nas provas organizadas pela F.P.V.