Miranda do Douro vai investir 3 ME na construção de uma Zona Industrial

2022/10/21
O município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, vai lançar um concurso público destinado à construção de uma zona industrial, orçada em 3 milhões de euros.
“Brevemente lançaremos a obra a concurso público, mas deparámo-nos com algumas dificuldades porque no projeto inicial não foi acautelada a criação de infraestruturas básicas e estamos a ultimar esta falha”, disse à Lusa a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.
A decisão de lançar a concurso a construção da Zona Industrial do Planalto Mirandês, em Duas Igrejas, foi tomada na última reunião de câmara, na segunda-feira.
“O investimento ronda o montante de cerca de 3 milhões de euros, financiado por fundos europeus em 50%, sendo o restante financiado através do Banco Europeu de Investimento(BEI)”, vincou a autarca social-democrata.
A intervenção situa-se num conjunto de terrenos “que vão ser unificados”, criando uma área de 68 mil metros quadrados.
“O que nós pretendemos é vender os lotes a um valor simbólico de forma a atrair mais empresas para o nosso concelho”, frisou Helena Barril.
O parque industrial ficará localizado nas proximidades do nó do Itinerário Complementar 5 (IC5), em Duas Igrejas, a norte do concelho deste concelho do Planalto Mirandês.
De acordo com informação divulgada pela autarquia de Miranda do Douro, a criação da nova zona industrial surge da necessidade de colmatar uma das maiores carências do concelho e garantir a captação de investimento.
“A intervenção configura-se em 24 lotes industriais com 600 metros quadros de implantação e dois lotes de serviços com 280 quadrados de implantação”, refere a mesma fonte.
“Este é um processo que estava na expectativa dos mirandeses há muitos anos e que agora começa a ganhar forma”, refere a autarquia mirandesa, concluindo que o concelho ficará com uma zona industrial idealizada, planeada e construída de raiz.