Sendim: Matadouro, expositores locais e concertos trouxeram novidade à feira dos Grazes

2022/11/03
Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a vila de Sendim organizou a conhecida Feira das Grazes, um certame que este ano teve como destaques a apresentação do matadouro do planalto mirandês e o espaço dedicado aos produtores locais e aos concertos musicais.
A edição deste ano da Feira dos Grazes de Sendim, iniciou-se com a cerimónia de abertura, realizada ao final de tarde de sexta-feira, dia 28 de outubro, em que intervieram várias personalidades com cargos públicos.
No discurso inaugural, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, agradeceu o apoio logístico e financeiro do município de Miranda do Douro, para dotar a feira dos Grazes de um espaço de exposição para os produtores locais.
“Este ano participaram 12 expositores. No próximo ano, a Feira dos Grazes comemora 100 anos e nessa edição queremos que haja ainda mais produtores locais a expor o que de melhor se produz e faz em Sendim”, disse.
O autarca referiu-se ainda à apresentação do projeto do matadouro intermunicipal em Sendim e sublinhou que o investimento de cerca de 4 milhões de euros vai ser o maior, alguma vez, realizado na vila.
De seguida, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, acrescentou que o futuro matadouro do Planalto Mirandês vai ser construído em terrenos próximos à Estação de Tratamento de Água (ETA), em Sendim.
Sobre a possibilidade deste investimento contar com a participação do município de Mogadouro e de se juntar aos municípios de Miranda do Douro e de Vimioso, Nuno Rodrigues, disse que gostaria de contar com a colaboração do município mogadourense.
Na cerimónia em Sendim, o projeto do matadouro do Planalto Mirandês foi apresentado pelo engenheiro Paulo Pereira, da PPGOB – Gestão de Obras.
“O matadouro do Planalto Mirandês o vai ser uma infraestrutura moderna, com capacidade de abate de bovinos, ovinos, suínos, etc.. e o equipamento terá uma área de 1800 metros quadrados. O matadouro vai ainda criar 12 novos postos de trabalho”, informou.
Esta cerimónia de abertura da Feira dos Grazes foi abrilhantada com a atuação das Pauliteiras de Sendim. Seguiu-se depois um jantar convívio, promovido pela comissão de festas de Santa Bárbara. E o serão do dia 28 de outubro foi animado musicalmente pelo grupo local “Triangulo” e pelo “Ás da Concertina”.
Nos dias seguintes, sábado e Domingo, decorreu a muita concorrida Feira dos Grazes, onde participaram cerca 130 feirantes.

2 de Novembro, 2022 por Terra de Miranda