Moção aprovada na Assembleia Municipal “A COBRANÇA DOS IMPOSTOS DEVIDOS COM A VENDA DAS BARRAGENS'.👇

2023/01/19

Com a realização desta Assembleia Municipal extraordinária os Mirandeses querem sinalizar que tudo farão no quadro das instituições democráticas para cobrar os impostos que nos são devidos com a venda das barragens de Miranda do Douro e Picote.
Com este negócio a EDP obteve 2200 milhões de Euros e a MOHVERA HIDROELÉTRICA DO NORTE acedeu a um ativo que lhe rende cerca de € 300 milhões de Euros por ano.
O lucro que a EDP obteve e o rendimento que a MOHERA tem foi-lhes conferido pelo uso dos nossos recursos naturais.
Até por isso, exigia-se em nome do seu sentido de responsabilidade social que tivessem pagado os impostos devidos, para compensar as populações locais pela extração da nossa riqueza.
Como se não bastasse não pagarem os impostos devidos, mais de 150 milhões de Euros, a MOVHERA teve ainda a desfaçatez de suspender cerca de 20 mil euros de apoios sociais que tinha prometido a duas associações locais.
E, sem um pingo de vergonha declarou que suspendia os apoios porque o Município de Miranda do Douro constituíra uma equipa jurídica para obter a cobrança dos impostos devidos.
Ora, nós daqui queremos dizer à EDP e à MOVHERA que os vamos OBRIGAR a pagar os impostos devidos. Nem que para isso tenhamos de recorrer aos tribunais.
Esta não é só a luta dos Mirandeses.
Esta é também a luta de todos os Portugueses que não se resignam perante as injustiças, que não baixam a cabeça perante os poderosos, que se mantém firmes na defesa das suas convicções, que não desistem de lutar por aquilo que acreditam.
Por isso a vitória não será só dos Mirandeses. Será também de todos os Portugueses.
Nós Mirandeses somos o porta-estandarte de uma causa justa.
Não é JUSTO que quem ganha MILHÕES com os nossos recursos naturais se exima a pagar a sua parte.