III Encontro de Municípios Amigos da Juventude

2023/05/31
O Centro Logístico de Pinhel recebeu, sexta-feira, dia 26 de maio, o III Encontro de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).
A Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, marcou presença neste evento que contou com cerca de 80 presidentes e vereadores de autarquias do continente e ilhas, 218 técnicos municipais e jovens, tendo-se juntado também a esta iniciativa o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, num total de cerca de 300 participantes que estiveram presentes neste encontro, a demonstrar a importância que os seus municípios atribuem à promoção de políticas locais de juventude.
A Rede, fundada em 2020 pela FNAJ, e que conta atualmente com 161 Municípios já inscritos, é uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens. Esta rede, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.
A sessão de abertura esteve a cargo do presidente da FNAJ, Marco Santos, da vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho, e do presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
“Uma nova Agenda para as Políticas Locais de Juventude” foi o tema abordado ao longo da manhã, com as participações do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, da Diretora do Departamento da Juventude do IPDJ, do Diretor da Agência Nacional Erasmus+ e, ainda, do Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais.
No período da tarde os trabalhos focaram-se na “partilha de boas práticas municipais” que culminou com a cerimónia de entrega da Bandeira e do Selo de “Município Amigo da Juventude”, no qual o Municipio de Miranda do Douro foi distinguido com a atribuição oficial da Bandeira e do Selo de “Município Amigo da Juventude”.