Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

ADIADO - XXV Concurso Nacional de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e VII Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano

2020/04/04
Adiado2222 1 980 2500

Face à evolução do surto de CoronaVírus (COVID-19) em Portugal, o Município de Miranda do Douro em decisão conjunta com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa (ACOM), decidiram adiar o XXV Concurso Nacional de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o VII Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano, previstos realizar dia 4 de abril, na sequência das medidas de prevenção e combate, à propagação do vírus, decretadas pelo Governo e pela Direção Geral de Saúde. Divulgar-se-á a nova data, assim que seja reagendada.



O Município de Miranda do Douro, em colaboração com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa e com o apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano e do Clube Português de Canicultura, pretende realizar no próximo dia 4 de abril , no Mercado de Gado de Malhadas, o XXV Concurso Nacional do Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o VII Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano, com vista a premiar os melhores exemplares das raças, divididos por secção e género.

Este evento propõe-se promover e divulgar ambas raças autóctones, símbolos identitários do nosso território e de prestígio do Planalto Mirandês, reconhecidas dentro e fora de portas. Para além disso, tenciona estimular e orientar os criadores na produção e melhoramento animal.

No que respeita aos ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa, por contribuírem para a valorização e aproveitamento de recursos forrageiros de regiões desfavorecidas, bem como para a obtenção de carne de excelente qualidade - o Cordeiro Mirandês DOP.

Relativamente ao Cão de Gado Transmontano, procura preservar uma raça antiga, possante e funcional que desempenha, de forma exemplar, a função de guarda, particularmente, utilizado para defender rebanhos de ovelhas e cabras, que desde a antiguidade acompanha, de forma vital, os pastores da região.

Consulte os regulamentos:

  •  XXV Concurso Nacional de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa: aqui
  •  VII Concurso Concelhio de Cão de Gado Transmontano: aqui

Partilhar