Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Exposição 'Máscaras Transmontanas' de Amável Alves Antão de 10 de abril a 10 de maio na Casa da Cultura Mirandesa

2021/04/10 a 2021/05/10
Cartaz  14  1 980 2500
Amável Alves Antão
Natural de Genísio Miranda do Douro, Residente em Bragança, dormia profundamente, quando em 2003 ouviu uma voz que dizia acorda Antão, acorda.
De repente acordou olhando para os lados e começou a fazer uma máscara. Mostrou a máscara aos amigos que ficaram incrédulos não acreditando que tivesse sido feita por ele, pois não lhe conheciam esse seu talento. Foi um tronco de uma árvore no rio sabor que o fez despertar para a arte, a partir desse dia descobriu a sua veia artística. Autodidacta, reconhecemos que tem evoluído muito a sua técnica, contribuindo assim para divulgar as nossas tradições.
Amável Antão reconhece que a madeira para ele já não tem segredos, e sente-se privilegiado ter oportunidade de transmitir aquilo que sabe as gerações mais novas. Para eles darem continuidade a estas tradições seculares.
Já viu alguns trabalhos seus premiados, foi notícia algumas vezes na R.T.P., T.V.I., Porto canal e na Local visão assim como várias publicações nos jornais e revistas, também alguns ilustres e entendidos da temática da máscara se prenunciaram.
Visite...
bq1
bq4
bq5
bq2
bq3

Partilhar