Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Encontros da Raia 2021

16 a 2021/07/18
Encontros da raia adiado 1 980 2500

Informamos que o evento Encontros da Raia foi adiado em virtude do aumento inesperado dos casos Covid-19 no Concelho. A iniciativa será remarcada oportunamente.

A atividade estava prevista acontecer este fim de semana, dias 16,17 e 18 de julho, mas teve de ser cancelada pelo motivo já referido.

A organização, constituída pelo Município de Miranda do Douro, o Centro de Música Tradicional Sons da Terra, solicita a melhor compreensão aos participantes e ao público convidado.


Tema: (Etno)Grafias da Raia

Uma reflexão analítica sobre patrimónios raianos que partilham entre si um fundo cultural, histórico e antropológico comum. Uma abordagem prospetiva apoiada nas investigações e estudos universitários. A raia como área de interseção (etno)cultural.
O projeto procura responder ao desafio de se estabelecerem relações mais intensas e dinâmicas no contexto raiano que liga Miranda do Douro às comarcas de Salamanca, Zamora e Valladolid.
Sendo certo que são diversos os planos de interação possíveis entre estas regiões fronteiriças – com incidências económicas, turísticas e culturais, entre outras – neste projeto contemplam-se manifestações culturais com pontos de contacto que remetem para uma partilha de um fundo cultural comum com raízes históricas que permanecem na atualidade.
Esta opção, partindo justamente dessa identidade cultural repartida, tem em consideração o facto de se realizarem atividades e iniciativas cuja mais ampla divulgação será um contributo para que possam ser potenciadas do ponto de vista económico e turístico. E, por outro lado, o facto de trabalharem no terreno entidades e personalidades reconhecidas nas respetivas comunidades pelo inequívoco compromisso com o trabalho cultural.
Uma jornada de reflexão transfronteiriça a não perder...

Partilhar