Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

FEIRA DO NASO - CONCURSO NACIONAL DA RAÇA ASININA DE MIRANDA - 18ª EDIÇÃO

2022/09/06
Cartaz2022  1  1 980 2500
O Burro de Miranda vai ser enaltecido em Concurso Nacional
O Município de Miranda do Douro, em colaboração com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e com a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, vão dinamizar o Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, no Recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso, aldeia da Póvoa.
Este concurso tem por principal objetivo avaliar a evolução e estado atual da raça Asinina de Miranda não só no núcleo da raça – Planalto Mirandês - como a nível nacional, tendo em consideração, os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético, bem como proporcionar aos criadores a oportunidade de mostrar o empenho e brio que vêm desenvolvendo na sua seleção. Procura-se, simultaneamente, estimular os criadores para a produção de animais que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação da única raça de asininos reconhecida em Portugal Continental, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural.
O “Burro de Miranda” é um ícone identitário do nosso território e de prestígio do Planalto Mirandês, reconhecido internacionalmente. É uma raça, totalmente adaptada à área geográfica em que se desenvolve, com terrenos pobres, com pouca profundidade de solo, pouco aptos para a agricultura, cujo interesse se tem renovado, nos últimos anos, na perspetiva da sua utilização para novas funções, principalmente relacionadas com atividades de lazer e turismo e que, está plenamente, integrado nas tradições locais, presente em atos sócio culturais e populares o que, muito dignifica os criadores.
O Concurso promete muita animação, convívio e boa disposição! Venha conhecer as singularidades do Burro de Miranda e aprenda mais sobre esta raça autóctone, que tanto nos dignifica e incumbe preservar!
Junte-se a nós e aos criadores desta raça num convívio descontraído e animado em que o burro é o protagonista!

Programa: 
08h30 - 11h00: Início do convívio - chegada dos criadores e respetivos burros
11h00 - 12h00: Gincana com burros: provas de agilidade, destreza, conhecimento, habilidade e observação
11h00 - 13h00: Circuito de jogos tradicionais
12h00 - 13h00: Mesa redonda: “Contributo das raças autóctones para a sustentabilidade do espaço rural”. Sessão de esclarecimento e debate.
13h00 - 14h30: Almoço-Convívio com os criadores da raça asinina de Miranda (exclusivo para criadores e respetivos acompanhantes)
14h30 - 15h30: Concerto de Música Tradicional com os Anda Camino - Lérias Associação Cultural
15h30: Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda e Eleição dos Melhores Exemplares da Raça
17h00: Fim da atividade

Data: 6 de setembro
Hora: a partir das 08h30
Local: Santuário de Nossa Senhora do Naso
Pago/Gratuito: Gratuito
Público alvo: Público em geral
Organização: AEPGA e Município de Miranda do Douro
Saiba mais em: www.aepga.pt

 

Partilhar