Miranda do Douro: Direção Regional de Cultura prepara intervenção no Museu Terras de Miranda

15 Janeiro 2014
A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) revelou hoje que vai reparar “de imediato” a cobertura do Museu Terras de Miranda e adiantou que está a preparar uma intervenção mais “profunda” na unidade museológica.

O Museu está instalado num edifício seiscentista, localizado em pleno centro histórico de Miranda do Douro.

“A reabilitação da unidade museológica de Miranda do Douro é uma preocupação, pelo qual de imediato vamos dar início a uma intervenção, ao nível da cobertura do Museu, que está orçada em 170 mil euros”, explicou o responsável para DRCN, António Ponte.

Há cerca de quatro anos, chegou a ser apresentado um projeto, orçado em 1,2 milhões de euros, para reabilitação do museu, por este sofrer de problemas estruturais, nomeadamente ao nível da cobertura e consequente infiltração de águas pluviais, situação que poderia colocar em risco o seu espólio.

Agora, que foi abandonada a ideia inicial está-se a programar uma candidatura ao novo Quadro Comunitário.

As infiltrações das águas da chuva no interior do Museu Terras de Miranda são notórias para quem visita aquela unidade que alberga importante documentos históricos e testemunho da etnografia e cultura do planalto mirandês.

“Neste momento, existe uma grande contenção financeira relativamente a tudo o que são projetos de investimento e vamos ter de repensar toda a intervenção a efetuar no museu”, acrescentou a responsável pela DRCN.

Anteriores responsáveis afirmaram que o projeto de reabilitação do Museu já tem alguns anos e que, por esse motivo, “é preciso repensá-lo e revê-lo”.