Miranda do Douro: Celtas Cortos são os cabeça de cartaz do Intercéltico de Sendim

24 Março 2014

RBA

O Festival Intercéltico de Sendim (FIS) já tem o programa de espetáculos fechados, apresentando como cabeça de cartaz os aclamados Celtas Cortos, uma banda histórica do folk/rock celta.

“Este ano o FIS apresenta algumas novidades, sendo que a principal é o seu início na cidade de Miranda do Douro, indo desta forma ao encontro de vontades demonstradas ao longo dos últimos anos no sentido de as celebrações intercélticas se estenderem até à sede do concelho”, explicou o diretor do FIS, Mário Correia.

A 15ª edição do FIS, organizada pela Sons da Terra e com apoios institucionais da Câmara de Miranda do Douro, Junta de Freguesia de Sendim e Governo do Principado das Astúrias, vai decorrer entre os dias 31 de julho e 03 de agosto.

O Largo D. João III, em Miranda do Douro, acolhe a abertura do festival com as atuações dos escoceses Calum Stewart & Heikki Bourgault e dos portugueses Ginga.

Já no segundo dia, e de regresso a Sendim, os castelhanos Celtas Cortos marcarão presença no festival, sendo que a formação era aguardada há alguns anos na festa da folk ibérica.

Passarão ainda pelo Palco das Eiras (Sendim) – nos únicos concertos com entradas pagas – os escoceses Calum Stewart & Heikki Bourgault, bem como os cantábricos Cahórnega e a tão “surpreendente como inovadora Banda de Gaites El Trasno”, proveniente das Astúrias.

Segundo os mentores do FIS, são ainda “muitas mais as novidades”, desde logo uma “aposta forte” na animação das ruas e praças de Sendim, com atuações de gaiteiros mirandeses (Lenga-Lenga, Gaiteiros de Sendim e Grupo de Gaiteiros da escola Lérias) e mogadourenses (Lua Nova, Gaiteiros de Mogadouro e Os Roleses Gaiteiros de Urrós), assim como dos Pauliteiros de Sendim.