Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Picote - S. Paulo - Sendim

Santos 1 980 2500
De picote para Sendim o percurso segue o antigo caminho de "Miranda", situado no cimo da encosta das Arribas atravessando rochas graníticas com morfologia característica. No início do percurso, o rio Douro encaixa-se fortemente segundo direções de falha. A observação feita a partir do rio impressiona pela dimensão de falha. A observação feita a partir do dia impressiona pela dimensão das muralhas graníticas retilíneas, que lhe valeram a designação de Picão do Diabo e Faia Bintureira.
Ao entrar no termo de Sendim, descendo em direção ao rio, encontra-se um afloramento granítico designada como o Sítio dos Santos. Trata-se de um abrigo, rupestre com frescos de santos pintados em duas diaclases perpendiculadas entre si, cuja datação será dos séc. XVII-XVIII. Este sítio, que desde 2006 foi classificado como Imóvel de Interesse Público, fica ligeiramente a NE da capela medieval de S. Paulo, atualmente em ruínas.
Do Cabeço da Marrielha até Sendim, um extenso afloramento de depósitos conglomeráticos com calhaus grosseiros arredondados e avermelhados, atesta a presença de vales fluviais que existiram há cerca de 5 M.a. Atualmente a paisagem é dominada pela vinha rasteira, que justifica a existência de Cooperativa Agrícola Ribadouro, onde são produzidos os vinhos
Pauliteiros, Lhéngua e Ribeira do Corso.

Características do Percurso:

Troço de linha, efetuado maioritariamente na região do Plananalto, com um pequeno desvio pelas Arribas até às ruínas da ermida de São Paulo.

Carta Topográfica: Nº81 e 94, série M888, edição 3 - IGE - 1999
Distância total: 8,2Km
Duração aproximada: 2h30m
Coordenadas Picote: 41º24'2.28"N   6º22'1.82"W
Elevação: Máx:712m; Min:632m
Declives máximos: 25,2%; -19,7%

Partilhar