600 participam em “encontro intergeracional”

19 Maio 2015

19-05-2015| JORNAL DO NORDESTE

Primeira edição do convívio organizado pela autarquia e agrupamento de escolas Miranda do Douro reuniu na passada sexta-feira, mais de 600 pessoas num “Encontro Intergeracional”, entre a comunidade escolar e os mais idosos.

O evento realizou-se pela primeira vez e a autarquia garante que será repetido no futuro. Artur Nunes, presidente da Câmara Municipal, considera que é uma forma de “dinamizar as relações entre os mais jovens e os mais idosos, e aproximar as gerações, para que os mais jovens perceberem que a juventude não dura sempre e os mais velhos terem a possibilidade de conviverem com os mais novos, e trazê-los para o movimento, rejuvenesce-os”.

No mesmo dia, cerca de 100 alunos com idades entre os 10 e os 13 anos de Miranda do Douro, Sendim, Vimioso e Souto (Guarda) estiveram na cidade raiana para participar no “Conociéndonos/conhecendo-nos”. Organizado pelo Agrupamento de Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Douro/Duero, é um programa de intercâmbio e convívio entre alunos de Portugal e Espanha. O objectivo é que os jovens aprendam outra língua, façam amigos e conheçam a cultura vizinha. Crianças com idades entre os 10 e os 13 anos de Miranda do Douro, Sendim, Vimioso e Souto (Guarda), puderam conviver, visitar as indústrias de tanoaria e cutelaria de Palaçoulo e participar nas actividades programadas durante a tarde.

O intercâmbio é feito há 6 anos entre escolas portuguesas e espanholas, com visitas aos dois lados da fronteira, entre os meses de Abril e Junho.

Para Laura Pérez, do AECT, “é uma forma de eliminar a barreira geográfica, linguística e cultural e uma oportunidades para que conheçam a fronteira, os costumes, tradições, a língua e um pouco da história.

O director do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, António Santos, entende que o programa “realça o aspecto importante do conhecimento mútuo que deve haver”.