A capa de honras mirandesa está viva e merece um desfile

26 Março 2015

20-03-2015| RÁDIO RENASCENÇA

Autarquia de Miranda do Douro quer valorizar esta peça de vestuário de origem medieval, feita de pura lã de ovelha.

A Câmara de Miranda do Douro iniciou um processo de “valorização” da capa de honras mirandesa, uma peça “única” do vestuário tradicional português e ainda em uso no concelho mirandês. Este sábado, no Largo D. João III, em Miranda do Douro, haverá uma cerimónia de “exaltação da capa de honras mirandesa”.

Para o evento estão convidados portugueses e espanhóis que vão “desfilar em Miranda do Douro, envergando as respectivas capas de honras, para se perceber o número de capas existentes e a sua antiguidade”, diz o presidente da autarquia local, Artur Nunes.

O objectivo da iniciativa é “preservar e recuperar este património, associando-o também às regiões espanholas de Aliste e Zamora”.

Ao certo não se sabe quantas capas de honras mirandesa existem. Há quem diga que “não é possível determinar o número”. Certo é que, ao longo dos tempos, “muitos exemplares foram feitos” e transitaram de geração em geração, assumindo-se como um valor familiar de relevante importância.

Segundo o investigador António Rodrigues Mourinho, a capa de honras mirandesa tem origem na região espanhola de Leão e “remontará aos séculos IX ou X, tendo origem na ‘capa de chiba’ que, traduzido do espanhol para português, quer dizer ‘capa de cabra'”, revela o investigador.

Sobre “esta peça ‘sui generis’ só há dois documentos conhecidos que referem este tipo de capa e são datados de 1819 e 1828”, diz.

Há também quem defenda que a capa de honras mirandesa poderá ter surgido da capa pluvial de Arperjes, usada nos mosteiros das Terras de Leão (Espanha).

Duas semanas a cortar, decorar e costurar
A capa de honras mirandesa é uma peça feita de pura lã de ovelha (burel) e requer um trabalho minucioso por parte de quem a confecciona.

Aureliano Ribeiro, um dos costureiros que ainda a confecciona, revela que uma capa de honras “poderá demorar mais de duas semanas a cortar, decorar e costurar”. “É um trabalho meticuloso e demorado”, diz.

O preço da capa “pode ultrapassar os 600 euros”, acrescenta.

Actualmente, a capa é apenas utilizada em cerimónias protocolares ou actos de importância relevante, embora seja usual oferecer uma capa de honras a pessoas distintas que visitam o município de Miranda do Douro.