Alunos do Agrupamento de Miranda do Douro ganham visita ao Parlamento Europeu, no âmbito do Prémio Escola na Europa, promovido pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes

25 Maio 2015

25-05-2015| josemanuelfernandes.eu
A educação de excelência que se procura fazer nas escolas ficou bem patente na originalidade e na qualidade dos trabalhos apresentados ao Prémio Escola na Europa, um concurso promovido pelo eurodeputado José Manuel Fernandes e que pela primeira vez foi organizado para o distrito de Bragança, desafiando os alunos dos vários níveis de ensino a apresentarem trabalhos sobre a sua região e a União Europeia.

Na cerimónia de entrega de prémios realizada em Sendim, Miranda do Douro, com a presença do presidente da Câmara local e de alunos e professores premiados, o eurodeputado elogiou o nível de participação e de qualidade dos trabalhos, deixando já a garantia de repetir a iniciativa com todas as escolas do distrito de Bragança no próximo ano lectivo, respondendo positivamente aos desejos manifestados por alunos e professores.

Nesta primeira edição foram apresentados oito trabalhos, nos três níveis de participação:

• Escalão A, dirigido a alunos do 1º ciclo de ensino, que teve a concurso dois trabalhos, tendo conseguido o primeiro lugar o Agrupamento de Escolas de Mogadouro, com a história ilustrada “Joana na União Europeia”, um trabalho impresso que explica a construção e o funcionamento da UE, em linguagem simples e direcionada aos mais novos. O prémio deste escalão contempla um cheque-brinde no valor de 250 euros.
  • Escalão B, que abrangia o 2º e 3º ciclo de ensino, teve dois trabalhos a concurso, arrecadando o 1º prémio, o Agrupamento de Escolas de Vimioso, com um desdobrável da UE, um trabalho realizado pelos alunos que integram o Clube da Europa naquele agrupamento contemplados. Neste escalão, os vencedores são igualmente premiados com um cheque-brinde no valor de 250 euros.
  • Escalão C, destinado ao ensino secundário e profissional, no qual sugiram quatro trabalhos tendo obtido a melhor classificação o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro que apresentou um vídeo, intitulado “La Tierra de Miranda a Camino de l’Ouropa”, com locução em língua mirandesa que evidencia os valores que mais identificam e distinguem este município, no contexto europeu. Este trabalho foi realizado por um grupo de alunos do 11º ano daquele agrupamento que, em setembro próximo, vai visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas.

José Manuel Fernandes, “defensor das raízes tradições”, elogiou a originalidade e a qualidade dos conteúdos e da mensagem transmitida neste trabalho, que valoriza a identidade local, enaltece os valores culturais e prestigia a história e a tradição das terras de Miranda.

“O lema da Europa é a unidade na diversidade e temos aqui um excelente exemplo de como a diversidade nos torna fortes e únicos, aqui temos valores únicos, impossíveis de repetir”, disse, elogiando, de forma geral a qualidade e a originalidade dos trabalhos apresentados.

A avaliação dos trabalhos, que envolveu diretores de agrupamento e de escolas, foi feita, tendo como critérios a originalidade e criatividade, a qualidade de conteúdos e a qualidade da apresentação.
José Manuel Fernandes é um dos seis deputados eleitos pelo PSD para o Parlamento Europeu, a quem, a nível de grupo parlamentar, foi atribuída a responsabilidade de representação dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança. Em campanha eleitoral disse, reiteradamente, que pretendia estabelecer laços sólidos de proximidade com o território que representa, participar nos diagnósticos e procura de soluções locais, e este prémio é um primeiro exemplo, na área da Educação, das suas intenções de cumprir as promessas feitas.

Este Prémio tem como objetivo estimular as crianças e os jovens do distrito para o conhecimento e o debate acerca do funcionamento da União Europeia e das suas instituições, nomeadamente na abordagem de temáticas centradas na relação na UE com a região.

Na cerimónia de entrega de prémios, o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, manifestou a satisfação pela vitória dos alunos do seu concelho e sublinhou a importância do “corajoso” trabalho de proximidade desenvolvido pelo eurodeputado, incentivando a manter os esforços desenvolvidos na defesa da região na União Europeia.
Mensagens que foram também reforçadas pela vereadora da Educação de Mogadouro, Joana Silva, que acompanhou o grupo de alunos vencedores do Escalão A.
No evento, o presidente da Junta de Sendim e Atenor, José Luís Almendra, agradeceu a presença do eurodeputado e a escolha da Casa da Cultura local para o evento, numa organização assumida pelo diretor de Agrupamento de Escolas de Miranda, que se mostrou confiante que o nível de exigência e de interesse do Prémio Escola na Europa será ainda maior no próximo ano letivo.

Troféu desenhado pelo curso de Artes e Design, do IPB

Cada um dos vencedores foi ainda agraciado com um troféu, concebido exclusivamente para este concurso, e que foi feito também na região.
Um troféu, que nasceu no seio do curso de Artes e Design, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. “A parte superior, limitada por uma linha recortada refere-se à região de Bragança com a sua orografia característica, estabelecendo uma relação com a bandeira da União Europeia como céu, campo onde estrelas inicialmente organizadas se vão desenvolvendo como num céu estrelado”, explicou António Meireles, responsável pelo curso de Artes e Design.

O troféu é construído em acrílico, em parte transparente, tendo notas de cor na parte superior em azul e as estrelas em amarelo, imagem usada pela União Europeia.