Antiga prisão de Miranda do Douro abre portas à cultura

18 Fevereiro 2016

Desactivada há vários anos, a cadeia de Miranda do Douro, vai agora receber arte. A infraestrutura será transformada em espaço cultural que pretende ser uma incubadora artística.

As várias celas podem acolher micro-teatros, artes plásticas, pintura ou música.

De acordo com o presidente do município de Miranda do Douro, Artur Nunes, é feito um desafio a artistas e instituições, não só locais mas de todo o país, para que vejam a antiga cadeia como um espaço de criação artística e que o dinamizem:“É uma forma de dinamizar o espaço em vez de ele estar fechado. Aquilo que nós quisemos foi criar uma incubadora cultural e uma residência cultural. Isto vai permitir convidar diferentes instituições, associações e artistas que queiram produzir e idealizar culturalmente naquele espaço no concelho de Miranda do Douro. Têm a possibilidade de o fazer nesta incubadora cultural, que nós vamos inaugurar sexta-feira. Há um conceito novo, cultural, que em Portugal é inovador a este nível. Nós quisemos dar este toque diferenciador também ao nível cultural desta identidade que é a identidade mirandesa”, explica o autarca. O edifício da antiga cadeia propõe-se mesmo ser uma incubadora de pequenas empresas artísticas. O novo espaço cultural de Miranda do Douro vai ser inaugurado esta sexta-feira e, no primeiro fim-de-semana de funcionamento, terá dinamização da Associação Lérias com várias propostas:“A Associação Lérias vai dinamizar o espaço, desenvolver teatros, micro-teatros, pequenas exposições, pequenas palestras, a leitura e literatura nas celas. Com certeza vamos ter um futuro mais dinâmicas, mais criatividade, mais inovação, com a indústrias criativas que gostaríamos que estivessem presentes naquele espaço e que seja um espaço que além da incubação de pequenas empresas e das pequenas ideias culturais e também crie dinâmica de cultura e que as pessoas também possam utilizar como residência, para que a cultura seja esta cultura viva e diferenciada, a partir de um espaço com um nome muito forte que é a antiga prisão de Miranda do Douro”, adianta Artur Nunes. O edifício foi cedido ao município pelo Ministério da Justiça o ano passado. A infraestrutura não necessitou de obras e o próprio espaço pode ser alterado e decorado por artistas. Escrito por Brigantia.