Autarquia pretende realizar o maior desfile de sempre de Capas de Honra

11 Março 2016
A Capa de Honras é um ícone da identidade mirandesa e, por esse motivo, apelamos aos proprietários para trazerem as suas capas para fazermos, em conjunto, o maior desfile de sempre, onde esta peça de vestuários será o principal motivo de atracção", disse à Lusa o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

A Capa de Honras é uma peça de vestuário que apenas é usada em ocasiões especiais. Trata-se de um artefacto em burel feito de forma artesanal e que requer um elevado número de horas devido à minucia como é confeccionada.

No próximo dia 19 de março o município vai fazer uma "Exaltação da Capa de Honras Mirandeses”, cerimónia pública onde deverão participar representativas dos territórios de Aliste e Zamora, em Espanha.

"O objetivo da iniciativa é também preservar e recuperar este património, associando-o também às regiões espanholas de Aliste e Zamora e, ao mesmo tempo, perceber o número de Capas de Honra existentes no território", declarou o autarca Artur Nunes, citado pela agência Lusa.

Na verdade, não é conhecido o número exacto de Capa de Honras que existem no concelho, sendo esta assumida como um valor familiar que é herdada e que por tal motivo passa de geração para geração.
O desfile do próximo dia 19 de março pretende reunir em Miranda do Douro o maior número possível de exemplares.