“Doce Páscoa” em terras de Miranda

25 Fevereiro 2016

Preparado e comercializado o fumeiro, passada a folia própria do Carnaval vem aí a Páscoa com tudo o que isso significa e envolve aos mais diversos níveis. É o corre-corre dos dias e Miranda do Douro não foge à regra, por isso prepara-se já para apresentar a sua “Bola Doce Mirandesa”
O genuíno doce que acaba por ser um verdadeiro ícone gastronómico das terras de Miranda, está como é sabido e por tradição associado à Páscoa, e assim continuará no âmbito da Feira da Bola Doce Mirandesa, agendada para os dias 24 a 26 de Março, no largo do Castelo, em Miranda do Douro. Mas não pense que será produto único, que as gentes locais, laboriosas e orgulhosas do que tão bem sabem fazer, vão levar ao certame outros produtos como o Pão, o fumeiro, os licores e os vinhos…e sabe-se lá que mais com o surpreender das gentes de Miranda !

E se de cheiros, sabores, falares de Miranda se fazem os dias, também a festa traz a terreiro animação muito própria onde não faltam os Gaiteiros e os Pauliteiros de Miranda do douro, outra das imagens da identidade deste município transmontano. É pela sua localização geográfica, acessibilidade, mas sobretudo pelas tradições, o saber ancestral e os apreciados produtos que Miranda do Douro espera, a exemplo de anos anteriores, receber largos milhares de visitantes e amigos, provenientes não apenas do luso território como da vizinha Espanha, partilhando “doces dias de Páscoa…

Feira da Bôla Doce
Miranda do Douro, entre 24 e 26 de março