Festival de Sabores Mirandeses de 19 a 21 de Fevereiro

16 Fevereiro 2016
Miranda do Douro vai ser palco nos próximos dias 19, 20 e 21 do Fevereiro do Festival de Sabores Mirandeses.
O município espera com este evento atrair milhares de pessoas. Com esse objectivo foram organizadas para este ano um conjunto de atividades ricas em lazer e cultura, entre as quais se destacam as atuações musicais, arruadas, jogos tradicionais, visitas ao centro histórico, oficinas de língua mirandesa, artesanato, mercado de produtos regionais, passeios BTT, TT, montarias ao javali, seminários e concursos. Em destaque estarão variados pratos gastronómicos.
O festival de Sabores Mirandeses é organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, que em conjunto com a Sabores de Miranda – Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda, promove o III Concurso de Tabafeia, no dia 21 de Fevereiro, às 15h30, no Recinto do Jardim dos Frades Trinus.
O concurso, inserido no Festival de Sabores Mirandeses, tem como objetivo promover e divulgar a produção e consumo da tabafeia, sensibilizando a população para a valorização dos recursos e produtos locais.
A Tabafeia é um enchido fumado, de carne de aves e porco, pão regional de trigo, azeite, condimentada com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. A pasta final assim obtida é introduzida em tripa delgada de porco ou vaca, a qual é sujeita ao processo de secagem e fumagem pelo período mínimo de 7 dias.

Jornal Nordeste