Festival dos Sabores Mirandeses

16 Fevereiro 2016
Miranda do Douro, Bragança, 16 fev (Lusa) – O Festival de Sabores Mirandeses deste ano, que vai levar ao centro histórico de Miranda do Douro 70 expositores entre sexta-feira e domingo, deverá ultrapassar a barreira dos 35 mil visitantes, previu hoje a Câmara Municipal.
O certame que pretende proporcionar oportunidades de negócio que ajudem os produtores locais criar mais-valias económicas para as explorações pecuárias do território.
"A principal novidade do certame passa pela sua mudança de local do certame e assim proporcionar o seu rejuvenescimento. O festival vai decorrer na zona histórica da cidade. Esta é uma medida que pretende, igualmente, ajudar a dinamizar o comércio local e dar conhecer os principais monumentos da cidade", explicou o presidente da câmara, Artur Nunes.
Obrigatoriamente, quem se deslocar ao Festival de Sabores Mirandeses terá de atravessar locais históricos da quinhentista cidade de Miranda do Douro, tais como o antigo paço Episcopal, convento dos Frades Trinos, Sé Catedral e a emblemática rua da Costanilha.
"O certame tem uma forte componente económica para os produtores, já que não há intermediários no negócio, situação que vai fomentar a economia local e, ao mesmo tempo, ajudar a gerar riqueza no concelho", enfatizou o autarca.
Segundo a organização do festival, os produtores há já algum tempo que estão a produzir fumeiro, doçaria tradicional, compotas, queijos, cerveja, entre outros produtos endógenos, de forma a abastecer o certame.
A iniciativa serve, também, para mostrar aos visitantes a "singular" cultura mirandesa e, por isso, o recinto da feira recebe as tradicionais danças dos pauliteiros e as arrudas ao som das gaitas de fole, caixa e bombo.
"Dentro da tradições culturais da Terra de Miranda, a língua mirandesa assume um papel principal no seio do evento, porque será possível contactar diretamente com os falantes da segunda língua oficial em Portugal", acrescentou Artur Nunes.
Dada a proximidade com a vizinha Espanha este ano marcarão presença na iniciativa expositores oriundos das Astúrias, Castela e Leão, entre outras províncias espanholas.
Na perspetiva do autarca de Miranda do Douro, a feira tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Porém, não se pretende um certame de grandes dimensões, mas sim uma feira com um olhar virado para a economia do território.

Noticia Lusa