Festival dos Sabores Mirandeses: “Bamos?”

08 Fevereiro 2016
“Miranda do Douro transporta-o para um mundo de aromas e sensações”. É assim que a Câmara Municipal apresenta o Festival de Sabores Mirandeses, que se realiza no concelho entre 19 e 21 de fevereiro.
Cerca de 70 expositores estão inscritos no certame que anualmente atrai milhares de pessoas em busca do melhor da gastronomia local e que se assume como um dos motores da economia regional.
Ao fumeiro, já bem curado e pronto a degustar, junta-se a vitela e o cordeiro mirandeses (raças DOP), além do porco e seus derivados. A doçaria – para alguns alguns “a melhor da região” – vai permitir aos visitantes saborear os roscos, os sodos, os dormidos e a afamada bola doce. “Tudo isto, acompanhado pelo bom vinho que se produz na região”, revela a autarquia de Miranda do Douro.
A par da gastronomia, o festival aposta no artesanato, com inúmeros trabalhos realizados em madeira, entre facas e trabalhos a burel, e nos quais se destaca a famosa Capa de Honras.
A animação vai ser uma constante ao longo dos três dias, com a lhéngua mirandesa, a música tradicional,os gaiteiros, tamborileiros, pauliteiros e as danças mistas.
Para os apreciadores de atividades ao ar livre, o Festival de Sabores Mirandeses oferece montarias ao javali, passeios BTT e todo-o-terreno.  O certame decorre este ano no Pavilhão Multiusos para o Jardim dos Frades Trinus.