Mais de meio milhão de pessoas no X Festival Internacional da Máscara Ibérica

19 Maio 2015

19-05-2015| PUBLITURIS
A décima edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI), que decorreu na Praça do Rossio, em Lisboa, foi a mais concorrida de sempre, com o desfile, um dos pontos altos do eventos, a registar uma afluência superior a 50 mil pessoas. Durante os quatro dias, a organização estima que tenham passado pelo FIMI mais de meio milhão de pessoas, uma afluência considerada recorde. Uma explosão de cores, sabores e tradições de toda Península Ibérica atraíram uma multidão de várias nacionalidades ao coração da baixa lisboeta, rendidas à animação de quase 700 participantes, de 32 grupos oriundos de Portugal e Espanha.

Caretos, Máscaros, Chocalheiros, Cardadores, Pauliteiros e muitas figuras que simbolizam rituais típicos vindos do Norte e Centro de Portugal (Aveiro, Bragança, Coimbra, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Mira, Miranda do Douro e Mogadouro) e de várias regiões de Espanha (Andaluzia, Astúrias, Extremadura – Cáceres, Cantábria, Galiza, León, Salamanca e Zamora) foram os protagonistas de um evento que move já milhares de turistas.

Não obstante o desfile constituir o momento alto do FIMI, a organização apostou numa programação musical de grande qualidade, no Palco Ibérico, com concertos que encheram o Rossio, com os Galandum Galundaina á cabeça.

Hélder Ferreira, presidente da Progestur, faz um balanço positivo desta iniciativa, realizada em parceria com a EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa. “Foram quatro dias de cultura tradicional, com muita cor, muita alegria num exemplo de relações multiculturais entre Portugal e Espanha. Um evento que ano após ano, conquista o seu reconhecimento a nível internacional sendo por isso cada vez mais procurado por turistas Ibéricos mas também de outras paragens. Exemplo disso a forte divulgação que o FIMI está mais uma vez a ter no continente Asiático, sendo a China o terceiro País onde o FIMI tem mais impacto nos media depois de Portugal e Espanha.

Para 2016, estão a já ser preparadas várias iniciativas, que trarão novos motivos de interesse ao festival, apostando numa maior interacção com o público. À semelhança do que aconteceu este ano com a presença de máscaras e gaiteiros nos Jerónimos, a organização pretende alargar a área de intervenção do FIMI, levando iniciativas a outros locais da cidade. Por outro lado, e pela primeira vez, será feita uma exposição itinerante com as fotografias resultantes do concurso de fotografia do FIMI, que irá apresenta-se em várias cidades de Portugal e Espanha, numa acção de divulgação do FIMI e da temática da máscara.