Ministro da Cultura mostra abertura para assinatura da carta Europeia das Línguas Minoritárias

24 Fevereiro 2016
O presidente do município de Miranda do Douro solicitou ao novo ministro da cultura a assinatura da Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias.

Artur Nunes reuniu com João Soares para debater a língua e a cultura mirandesas e reiterou a importância de Portugal assinar este documento. De acordo com o autarca, o ministro mostrou sensibilidade para o assunto.

“Neste momento, o Ministro da Cultura, João Soares, prontificou-se a ajudar-nos na subscrição e mostrou toda a abertura em colaboração com os outros colegas encontrar uma via para a assinatura da carta europeia. Esta vontade política demonstrada penso que é bastante positiva e acho que pode ser um bom momento para que definitivamente o Estado português possa definitivamente a carta Europeia de Línguas Minoritárias”, adiantou o autarca. A subscrição do governo português da Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias é uma reivindicação antiga, que o presidente do município de Miranda espera que seja agora atendido. “A língua mirandesa tem estado em crescimento, dinâmica no seu ensino e aprendizagem. Temos sensibilizado diferentes governos e estamos mais próximos de conseguir esse objectivo, que é um desejo de todos os mirandeses, dos professores de língua mirandesa, e de toda a gente que defende a língua mirandesa”, considera Artur Nunes. A Carta Europeia das Línguas Minoritárias é um documento do Conselho da Europa, datado de 1992, que prevê diversas medidas de defesa e promoção das línguas regionais e minoritárias, a serem adoptadas pelos Estados signatários, em defesa das línguas minoritárias existentes no seu território. O mirandês foi reconhecido como a segunda língua oficial portuguesa em 1999. Escrito por Brigantia.