Miranda do Douro quer organizar o maior desfile de Capas de Honras‏

07 Março 2016

A Câmara Municipal de Miranda do Douro quer organizar o maior desfile de Capas de Honras de sempre e, para isso, convida portugueses e espanhóis a participarem na Exaltação de 19 de março, no Largo D. João III.

Depois de, em 2015, a primeira edição do cortejo ter reunido mais de uma centena de pessoas, a autarquia pretende bater o recorde e tentar perceber o número de capas de honras existentes bem como a sua antiguidade.

No ano passado a Câmara Municipal iniciou um processo de “valorização” da capa de honras mirandesa, uma peça “única” do vestuário tradicional português e ainda em uso no concelho mirandês.

Segundo o investigador António Rodrigues Mourinho, o traje tem origem na região espanhola de Leão, remontando aos séculos IX ou X, tendo surgido da ‘capa de chiba’ que, traduzido do espanhol para português, quer dizer ‘capa de cabra’.

Apenas dois documentos conhecidos, datados de 1819 e 1828, se referem a esta peça sui generis, feita de pura lá de ovelha (burel). Há também quem defenda que a capa de honras mirandesa poderá ter origem na capa pluvial de Arperjes, usada nos mosteiros das Terras de Leão, em Espanha.

A Exaltação da Capa de Honras Mirandesa está marcada para as 10:30 do dia 19 de março. As inscrições para participar no evento devem ser feitas através do email cultura@cm-mdouro.pt ou no Balcão Único da Câmara Municipal de Miranda do Douro até 14 de março.