Miranda do DouroArtur Nunes apela ao Governo para assinar Carta Europeia de Língua Minoritárias

23 Fevereiro 2016
O autarca considera que o Estado português deve assinar o documento e por isso apelou ao João Soares para essa necessidade. "Sensibilizei o Governo, na pessoa do senhor ministro da Cultura, João Soares, para a necessidade da subscrição por parte de Portugal da CELM, no sentido de dar valor à língua mirandesa, no contexto das línguas minoritárias no espaço europeu", referiu Artur Nunes citado pela Agência Lusa.

A Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias é um tratado europeu adoptado em 1992 pelo Conselho Europeu para promover e proteger as línguas regionais e minoritárias históricas da Europa, como, por exemplo, o mirandês. Portugal é um dos poucos países europeus que ainda não assinou o documento.

Apesar de o mirandês ser considerada como a segunda língua oficial em Portugal, pela Lei 7/ 99 de 29 de janeiro, Artur Nunes considera que é necessário um estatuto de maior protecção e por isso o autarca pretende que o estado português assine a Carta Europeia de Línguas Minoritárias.

A língua mirandesa é falada por mais de 7 000 pessoas e por menos de 10 000 no concelho de Miranda do Douro e nas freguesias de Angueira, Vilar Seco e Caçarelhos, no concelho de Vimioso, num espaço de 484 km², estendendo-se a sua influência por outras freguesias dos concelhos de Vimioso, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Bragança.