15 Fevereiro 2016
Miranda do Douro, Bragança, 15 fev (Lusa) - O município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, decidiu transformar a antiga prisão do concelho numa “residência criativa”, com ateliês para artistas ligados a variadas formas de arte, como a pintura, a dança ou música.

"O espaço que albergou a antiga prisão tem uma mística própria. Poderá ser um local altamente criativo, inspirador inovador e único, que envolva não só artistas e coletividades locais, mas também de todo o país", disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.
"Foi feito um protocolo com o Ministério da Justiça para a cedência do espaço para assim implantar uma incubadora cultural e artística e assim dinamizar o imóvel do ponto de vista cultural", explicou.
O espaço está dotado de várias celas e em cada um dela podem funcionar micro teatros, espaços dedicados às artes plásticas, à escrita, ou pintura e música.
"Pretendemos que seja um espaço inovador, onde vão estar centradas algumas dinâmicas culturais, sendo epicentro de toda a atividade, pois cada cela da antiga prisão da antiga cadeia, será valorizado evitando a degradação de todo a estrutura ", disse Artur Nunes.
O edifício que albergou a cadeia é antigo, contíguo ao tribunal judicial de Miranda do Douro, mas sem funções atribuídas há já vários anos e está situado em pleno centro histórico da cidade.
Mas, segundo o presidente da câmara de Miranda Douro, o novo equipamento não vai precisar de "grandes e obras" e poderá ser mesmo decorado e "arranjado" mediante o gosto e técnica de cada artista, que ali se venha a fixar.
"Sem investimento por parte da autarquia, os próprios artistas e associações culturais são convidados valorizar o espaço, a cada ciclo que ali passem ", frisou.
A nova incubadora cultural e artística será apresentada publicamente, na sexta-feira, numa cerimónia inserida no Festival de Sabores Mirandeses.

Notícia Lusa