Projectos de beneficiação de catedrais e castelos do nordeste transmontano já foram aprovados

17 Junho 2016
Os projectos de intervenção em catedrais e castelos, candidatados a fundos comunitários pela Direcção Regional de Cultura do Norte,  já foram aprovados. A Candidatura “Rota das Catedrais do Norte de Portugal” representa um investimento total de dois milhões e meio de euros, a concretizar até ao final de 2018, dando seguimento ao projecto nacional, iniciado em 2009, através de um acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.

No distrito de Bragança serão beneficiadas a catedral de Bragança e a concatedral de Miranda do Douro.

Há também luz verde para a Candidatura “Castelos a Norte” que representa um investimento de mais dois milhões e meio de euros. No nordeste transmontano serão beneficiados o castelo de Outeiro, no concelho de Bragança, o castelo de Mogadouro e o de Miranda do Douro.

O director regional de Cultura do Norte, António Ponte frisa que além destas candidaturas, há outros projectos que aguardam aprovação no âmbito do novo quadro comunitário de apoio. “Aguardamos também a aprovação de uma candidatura para os museus, onde teremos também intervenções no Museu do Abade de Baçal e no Museu Terras de Miranda. No Museu do Abade de Baçal será uma pequena intervenção, já que se trata de uma estrutura renovada e bastante requalificada”, revelou o responsável.

A Direcção Regional de Cultura do Norte espera concretizar um investimento total de 13 Milhões de euros até ao final de 2018, no âmbito das candidaturas apresentadas ao Programa Operacional Norte 2020.

Além das candidaturas de requalificação de património material, há também outras candidaturas de valorização do património imaterial, que contemplam também a catedral de Bragança, a concatedral de Miranda do Douro e os museus Abade de Baçal e Terras de Miranda.  Escrito por Brigantia.