Apresentação da Carta de Inovação do Município de Miranda do Douro e da semana de Empreendedorismo Agropecuário
2025/05/21
Decorreu na manhã do dia 19 de maio, a Apresentação da Carta de Inovação do Município de Miranda do Douro que é um documento estratégico que ambiciona transformar o território num modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador, alicerçado na riqueza da sua história, cultura e recursos endógenos. Esta carta formaliza o compromisso que surge de uma parceria entre o município e o Instituto Politécnico de Bragança, numa união de esforços para projetar um futuro resiliente e competitivo para as Terras de Miranda.
Em simultâneo decorreu a apresentação da semana do Empreendedorismo Agropecuário, no âmbito do projeto Inovação Social CeVIR: Centro de Valorização e Inovação Rural – Um espaço intergeracional para a inclusão e sustentabilidade social e agropecuária. Esta é uma iniciativa inovadora e ambiciosa a ser implementada por um consórcio composto pela Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Associação Nacional Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, com o apoio do Município de Miranda do Douro.
A semana de Empreendedorismo Agropecuário, dinamizada com um grupo de estudantes estrangeiros, no âmbito do Programa Erasmus +, dinamizado pelo IPB, vem iniciar um ciclo de atividades diferenciadores previstas do Projeto CeVir e que, também dão inicio a um ciclo de ações previstas na Carta de Inovação acima mencionada. Durante a semana, a formação irá incidir sobre as temáticas da gestão, inovação e empreendedorismo no setor de produção e transformação da lã, nomeadamente gestão financeira, inovação, modelos de negócio, acesso a mercados, sustentabilidade e novos produtos.
As ações descritas na carta de Inovação do Município de Miranda do Douro, previstas para um horizonte de 5 anos (até 2030) pretendem mobilizar recursos para implementar soluções tecnológicas e sustentáveis, promovendo a coesão social e a valorização do patrimônio com vista a transformar o concelho de Miranda do Douro numa referência nacional e europeia em inovação sustentável e inclusiva, equilibrando tradição e modernidade.
Agradecemos ao IPB – Instituto Politécnico de Bragança pelo apoio concedido e pela parceria criada, bem como a todas as entidades e associações presentes com as quais o Município de Miranda do Douro, pretende assumir o compromisso de promoção de um desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador, em sintonia com as necessidades locais e as tendências globais.