Jornadas Médico-Jurídicas Mirandesas

2022/05/19
O Grupo de Estudo Médico-Legal da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia informa que, no próximo dia 21 de Maio, decorrerá no Miniauditório do Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro, as Jornadas Médico-Jurídicas Mirandesas, organizadas pela Secção de Estudos Médico-Legais (SEML) da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT). O evento é coordenado pelo Dr. Francisco Lucas, filho da terra, médico ortopedista nos Hospitais da Universidade de Coimbra e perito em avaliação do dano corporal no Instituto Nacional de Medicina Legal.
O evento tem como objetivo proporcionar formação a médicos e juristas, no âmbito da avaliação do dano corporal e sinistralidade, e estabelecer pontes e compreensão entre duas classes profissionais que se encontram pelo sinistrado, mas que frequentemente se desencontram na linguagem.
Nas palavras inspiradas do Dr. Francisco Lucas, Miranda do Douro foi o local eleito por ser “um pedacinho de céu na terra, onde os gaiteiros embalam e, ao som dos tambores, se viaja de forma catártica e rejuvenescedora ao mundo interior, num cenário onde se cruzam a rudeza das pedras, a sombra dos abutres, o planar das águias, o silêncio...”.
A comissão organizadora conta com, pelo menos, cerca de 100 participantes e espera dar a conhecer e promover um dos locais mais belos de Portugal, contando com o gentil apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro que disponibilizou meios logísticos e culturais para a concretização do evento e seu sucesso.

A comissão organizadora,
Francisco Lucas