VII Jornadas Micológicas

2021/11/22
Tendo em vista a promoção e valorização dos recursos micológicos da região, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, em colaboração com a CoraNE - Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina e a Xixorra – Associação Micológica da Terra Fria, uniram esforços para dar continuidade a uma estratégia de reconhecimento e transformação, progressiva, do património micológico do concelho num produto endógeno, diferenciador e identitário da região.
Neste contexto, realizaram-se, no dia 20 de novembro, as VII jornadas Micológicas que, contemplaram a realização de um passeio micológico, pela manhã, nas imediações da localidade da Especiosa, seguido de almoço convívio, sessão de identificação das espécies recoletadas, workshop sobre etnomicologia e ceia micológica, que despertou o paladar dos comensais.
Apesar das condições climatéricas, das últimas semanas, não terem sido as mais favoráveis para a frutificação dos cogumelos silvestres, recoletaram-se mais de 40 espécies diferentes, o que demonstra que o concelho possui um potencial micológico que está subaproveitado, sendo eminente a necessidade do seu reconhecimento como motor dinamizador das populações locais.
A promoção deste tipo de ações está cada vez mais relacionada ao desenvolvimento rural, porque acresce valor, promove desenvolvimento sócio económico, oferta gastronómica diferenciada e a dinamização de uma forma de turismo diversificado com vista à sustentabilidade e ao usufruto responsável dos recursos naturais.
Agradecemos o interesse de todos os participantes e o empenho e apoio dos micólogos convidados. Os lapsos ocorridos, preferimos assumir, os acertos optamos por dividir e o sucesso dedicamos a todos os que nos acompanharam e que contribuíram, mais uma vez, para a promoção dos recursos micológicos da nossa região.
dsc_0107
dsc_0167