Orçamento Participativo Jovem de Miranda do Douro

2016/02/29

O Orçamento Participativo Jovem, enquadrado na política municipal da juventude, pretende aproximar os jovens à autarquia, consolidando a participação democrática e o envolvimento dos jovens à causa pública.

Afigura-se como um importante instrumento na promoção do diálogo e da aproximação dos jovens ao poder político, numa visão cívica e de responsabilidade pública.

Esta medida materializa os contributos solicitados ao Conselho Municipal de Juventude de Miranda do Douro, enquanto órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de juventude. No âmbito das suas competências e objetivos, o Conselho Municipal de Juventude de Miranda do Douro foi auscultado e envolvido na elaboração das normas que regulam a criação e implementação do orçamento participativo jovem. O Orçamento Participativo Jovem (doravante designado por OPJ) vem introduzir mais um meio de atuação, para além dos existentes, junto da população juvenil do concelho de Miranda do Douro, potenciando a participação dos jovens na vida das comunidades locais. Com a efetiva implementação do OPJ, o Município de Miranda do Douro dá um passo em frente no apelo à cidadania e à participação da juventude na construção de um concelho com maior participação dos jovens.

As candidaturas estão abertas até dia 31 de março, no Balcão Único da autarquia mirandesa ou através do cmjuventude@cm-mdouro.pt.