Autarquia Mirandesa lança o desafio para o maior desfile de Capas de Honras - Exaltação da Capa de Honras Mirandesa

2016/03/04

A Câmara de Miranda do Douro, quer juntar o maior número possível de Capas de Honras, no próximo dia 19 de Março, a partir das 10h30, no Largo D. João III, no âmbito da cerimónia de Exaltação da Capa de Honras Mirandesa.

Recordo que no ano transato, a autarquia iniciou um processo de "valorização" da capa de honras mirandesa, uma peça "única" do vestuário tradicional português e, ainda em uso no concelho mirandês.

Para o evento estão convidados portugueses e espanhóis para desfilar em Miranda do Douro, envergando as respetivas capas de honras, para se perceber o número de capas existentes e a sua antiguidade. O número de capas de honras mirandesa "é indeterminado". No entanto, ao longo dos tempos "muitos exemplares foram feitos" e transitaram de geração em geração, assumindo-se como um valor familiar de relevante importância.

As inscrições para participar no evento devem ser feitas através do email cultura@cm-mdouro.pt ou no Balcão Único da Câmara Municipal de Miranda do Douro até ao próximo dia  14 de março.

Programa:

10h30 – Receção aos Convidados - Largo D. João III