Festa da Bola Doce Mirandesa supera expectativas - Miranda do Douro atrai cada vez mais turista

2016/03/28

A Câmara de Miranda do Douro, promoveu durante a quadra da Páscoa um certame dedicado à típica Bola Doce Mirandesa e produtos da terra, com a presença de 27 produtores, um certame que superou todas as expectativas.

A Festa da Bola Doce Mirandesa foi organizada pelo terceiro ano consecutivo dado o sucesso que este tipo doce proveniente das Terras de Miranda tem alcançado nos últimos tempos fora e dentro do território nacional, uma situação que levou mesmo ao registo da marca para evitar a “usurpação” deste doce genuíno das Terras de Miranda.

Este é um evento que tem como principais objetivos contribuir para a divulgação, promoção, venda de produtos regionais e locais e fomentar o convívio e animação no Largo do Castelo de Miranda do Douro.

Para além disso, pretende-se aliar os produtos da terra à economia local, aproveitando todos os rituais da semana Santa do concelho de Miranda do Douro.

Concurso da Bola Doce

Amadeu Jordão ganhou pelo segundo ano consecutivo o concurso da Bola Doce. Inserido na Festa da Bola Doce e Produtos da Terra, a Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Sabores de Miranda – Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda promoveram o Concurso de Bola Doce Mirandesa.

Este é um concurso que tem como objetivo promover e divulgar a produção e consumo da Bola Doce Mirandesa, preservando os usos e costumes tradicionais. Sendo um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos do concelho de Miranda do Douro, a Bola Doce mantem a sua autenticidade ao longo do tempo.

É um bolo doce, maravilhosamente envolvente com sabor intenso a canela. A massa, semelhante à do folar, mas mais fina, é intercalada com camadas de açúcar e canela e o recheio também é feito em camadas. O aspeto exterior da bola doce é característico é único, e internamente, descobre-se uma massa surpreendentemente fofa e de sabor autêntico.

Concurso do Folar Mirandês

Filomena Antão foi a grande vencedora do concurso do folar mirandês. O concurso teve como objetivo promover e divulgar mais um dos produtos da terra, com qualidade e tradição, que é o Folar de Carne. Este é um produto típico da época que se avizinha, a Páscoa, e está presente na mesa de todos os Mirandeses juntamente com a Bola Doce e a restante Doçaria regional para celebrar em família mais uma quadra festiva.