Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

14 a 2020/10/18
Dia internacional para a erradicacao da pobreza 1 980 2500

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi instituído em 1992, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre este problema, que é transversal a todas os países, épocas, realidades e sociedades.

Hoje, pretendemos cumprir o objetivo inicial subjacente à criação desta efeméride, ou seja, alertar a sociedade para a necessidade de defender um Direito Universal, para que todo o ser humano possa usufruir de uma vida digna e plena.

Embora o conceito “Pobreza” remeta tendencialmente para uma dimensão meramente financeira, a Exclusão Social é intrínseca a outras dimensões não menos significativas, como seja, a dependência, a incapacidade de participar na sociedade, o acesso limitado a direitos e serviços.

Nunca foi tão premente falar de Pobreza e Exclusão Social, como na época em que vivemos. Uma realidade sem precedentes, onde o fosso entre os mais ricos e pobres se acentua de forma escandalosa.

Em fase de Covid-19, a qual não escolhe “classes sociais” e todos sofrem com as consequências desastrosas desta Pandemia são, contudo, os mais frágeis que suportam o maior fardo e ficam mais expostos à crise real, designadamente as pessoas idosas ou com deficiência, crianças e jovens.

Para a concretização desta realidade que almejamos para todos, está implícito um trabalho que permita satisfazer as necessidades básicas de todo o Ser Humano, nomeadamente, habitação condigna, alimentação, vestuário, educação e cuidados de saúde. Mais, acresce ainda o aspeto social, o qual implica uma cidadania plena, com destaque para informação e participação.

Segundo a EAPN Portugal “…Todos sem exceção, merecem que levantemos a nossa indignação e a nossa voz; que façamos mais com a nossa capacidade de trabalho, de enfrentar o mundo e de mudar o que deve ser mudado.”

Pode ler o artigo "O que é a pobreza e como combatê-la" aqui

Partilhar