Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Dia Internacional da Tolerância - Apresentação do Livro “Ls trés Astrounautas”

06 a 2020/11/16
Cartaz  10  1 980 2500
Comemora-se a 16 de novembro o Dia Internacional da Tolerância, uma ótima oportunidade para refletir e combater os mais variados tipos de intolerância cultural, económica, religiosa, sexual e racial.
Para praticar a tolerância, é preciso saber o que ela significa. De acordo com a Declaração de Princípios sobre a Tolerância da ONU, ela é o respeito, a aceitação e o apreço pela diversidade em todos os seus âmbitos.
Não deve ser considerada como uma concessão, mas sim um reconhecimento dos direitos humanos universais e das liberdades fundamentais de cada pessoa. Além disso, ninguém precisa renunciar às suas opiniões ou convicções para praticá-la – todos são livres, mas devem aceitar, igualmente, a liberdade do próximo.
Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. É ideal deixar o lugar de dono da verdade e analisar como os outros lidam com determinados fatos de acordo com os seus valores, crenças, razões e motivações.
É sempre possível aprender muito com o outro. Mas, para que isso aconteça, é preciso escutá-lo, prestar atenção e não julgar. A partir disso, podem surgir opiniões contrárias à sua. Não é preciso concordar com elas, apenas aceitar outras formas de pensar.
Neste sentido o Município de Miranda do Douro assinala este dia com o Lançamento da obra “Ls trés Astrounautas” original de Umberto Eco, com tradução de Duarte Martins, uma obra que aborda de forma lúdica e simples a temática das diferenças culturais, os conflitos que daí podem advir e a importância do respeito pelo outro para a existência de paz e harmonia, porque no fundo “somos todos diferente e somos todos iguais”.

Convite final

Partilhar