Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Miranda do Douro - São João das Arribas

Img 3084 1 980 2500
O percurso corresponde a um circuito a efetuar por via pedonal, bicicleta ou a cavalo através da zona imediatamente a norte da cidade de Miranda do Douro. Este inicia-se em Miranda do Douro (Posto de Turismo)seguindo para norte por caminho vicinal, pelo Bairro da Terronha, até à povoação de Vale de Águia, seguindo depois por estrada municipal até Aldeia Nova e novamente por caminho vicinal até à capela de S. João das Arribas sobranceira ao
vale do Douro. Daí o regresso efetua-se por caminhos vicinais, passando em Aldeia Nova, Pena Branca e que no troço final acompanham o Rio Fresno até chegar a Miranda pela Zona do Pinhal.
Em S.João das Arribas é evidente na paisagem o alinhamento retilíneo do vale fluvial orientado NNE - SSW, profundamente encaixado no planalto e condicionado pela fracturação regional, dominantemente NNE - SSW, mas também NNW-SSE e WNW-ESE.
Localmente, é possível observar aspetos de variabilidade de fáceis granitóides bem como diferentes relações magmáticas.
Na atualidade é possível identificar a muralha, o fosso e ruínas de construções. Os declives abruptos do canhão fluvial criaram condições naturais de defesa aos primeiros habitantes da região, favorecendo a sua fixação, comprovada pela existência de vários castros como é caso do castro de Aldeia Nova, da Idade do Ferro e com evidências de romanização.
Aspetos de gnamas, tafoni e formas em chama são comuns na superfície granítica, bem como outras formas, a diferentes escalas. Um grande bloco granítico, que a população designa como pedra da Cuveta, constitui um grande bloco granítico afetado por tafonismo. Foi recolhido na encosta do rio Douro e colocado como monumento no centro da povoação de Aldeia Nova

Características do Percurso:

Troço em linha, terro maioritariamente plano, com subidas e descidas suaves no Planalto Mirandês.

Carta topográfica: Nº 67 e 81, série M888, edição 3 - IGE -1999
Distância Total: 8 Km
Duraçao aproximada: 2h30m
Coordenadas S. João das Arribas- 41º32'22.66"N  6º13'19.8"W
Coordenadas Miranda - 41º29'52.85"N 6º16'20.04" W
Elevação: Máx: 728m; Min:639m
Declives máximos: 27,8%; -15,2%

Partilhar