Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Picote - Castro de Cigaduenha - Picote

Castro 1 980 2500
Partindo de Picote em direção às Tetinas - Castro da Cigadonha atravessa-se uma zona de rochas xistentas, formando um relevo mais suave, onde se cultiva a vinha. Ao aproximarmo-nos do ponto mais elevado, marco geodésico do Marco (715m)m afloram seixos dos depósitos sedimentares cenozóicos. Para sul, na direção das Palambras, observa-se uma pedreira de dimensão familiar, onde são cortados pequenos paralelepípedos, de tamanho próximo de um tijolo, usados na construção de habitações. Trata-se de um granito diferente do que aflora na aldeia de Picote e nos domos do Barrocal, de grão mais fino, de 2 micas, levemente porfiróide e nos domos do Barrocal, de grão mais fino, de 2 micas, levemente porfiróide, com alguns fenocristais e sulfurentos.
Na zona das Tetinas aflora novamente o granito de grão médio a grosseiro porfiróide, onde se podem observar geoformas de disjunção poligonal, também designadas como pedras broeiras.
Sobre este local situa-se o castro da Cigaduenha. Este povoado do 1º milénio a.C. ocupa uma extensa plataforma, com escarpas abruptas para o rio Douro, onde nidifica avifauna. A muralha exibe um grandioso campo de pedras fincadas com a extremidade voltada para cima, como navalhas afiadas, defendendo a porta do povoado.
Características do Percurso:

Percurso em linha com uma parte final circular que permite a visita ao Castro de Cigaduenha. Todo o trajeto tem um bom enquadramento natural e deslumbrantes vistas sobre o rio Douro.

Carta Topográfica: Nº95, série M888, edição 3 - IGE - 1999
Distância total: 6,5Km
Duração aproximada: 2h
Coordenadas: 41º24'1.60"N   6º22'7.56"W
Elevação: Máx:704m; Min:538m
Declives máximos: 68,0%; -42,8%


Partilhar