Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Apresentação da obra 'Reminiscências Cripto-judaicas nas Alheiras Transmontanas', da autora Mouette Barboff

2020/02/16

Apresentação da obra "Reminiscências Cripto-judaicas nas Alheiras Transmontanas", da autora Mouette Barboff, no dia 16 de fevereiro, pelas 17 horas, no recinto do Festival de sabores Mirandeses.

SOBRE A AUTORA:
Mouette Barboff doutorou-se em Etnologia-Antropologia Social na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Especializou-se no tema do pão, tendo publicado vários livros sobre o assunto em Portugal e em França. A sua carreira e obra contam com prestigiados prémios internacionais. Foi ainda curadora de exposições, participante em documentários, oradora em conferências, entre outras actividades.

SINOPSE DO LIVRO:
A questão de uma origem judaica nas alheiras transmontanas tem sido assunto controverso ao longo dos anos. Apesar de existir uma noção geral de que, efetivamente, as alheiras nasceram das comunidades judaicas que se instalaram em Trás-os-Montes, não há provas cabais sobre a questão, e o ponto mais difundido a favor da teoria – a ausência de carne de porco – peca por escasso e por imprecisão evidente. As dúvidas e as teorias contrárias continuam, por isso, a reproduzir-se.
O presente livro é o resultado de uma longa pesquisa no terreno, junto das populações transmontanas, um trabalho etnográfico de observação próxima, de recolha de testemunhos e de fotografia. Desde a matança do porco ao consumo das alheiras, Mouette Barboff desvenda, passo a passo, os elementos ritualísticos que envolvem e explicam todo o processo. Minuciosamente, a autora demonstra como os gestos, os modos de fazer, os nomes atribuídos e a envolvência comunitária sinalizam reminiscências cripto-judaicas entranhadas na prática tradicional de produção e consumo das alheiras.
Um olhar novo, surpreendente e persuasivo.