Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Juventude

Sabendo que vivemos numa região afastada dos grandes centros populacionais, é de suma importância a colaboração de todas as entidades para podermos criar as condições necessárias para que os nossos jovens se mantenham na nossa região, proporcionando soluções de realização pessoal e profissional. Nesse intuito, a Câmara Municipal de Miranda, através dos seus vários gabinetes, oferecem aos jovens do nosso Município um conjunto de desafios, começando na atividade cultural, passando pelo emprego e formação profissional, até ao empreendedorismo.

Neste espaço, vai ser possível encontrar as ligações aos projetos disponíveis, bem como as atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, relacionadas com a nossa juventude.


 
  • Conselho Municipal da Juventude

    Pretende o Município de Miranda do Douro, que as políticas de juventude se processem e revelem cada vez mais eficazes, com o intuito de que os jovens possam participar mais ativamente nas estratégias do município que lhe dizem respeito, indo de encontro aos seus problemas e aspirações. Nesse sentido, vai ser implementado o Conselho Municipal da Juventude de Miranda do Douro, que é um órgão consultivo do Município, sobre matérias relacionadas com a política de Juventude, sempre com o intuito de identificar as aspirações, problemas e anseios dos jovens e assim contribuir para encontrar soluções otimizadas à resolução de alguns dos seus problemas, promovendo a participação pública.

    Neste contexto, o Município de Miranda do Douro, estimula a cidadania ativa dos jovens, em relação às políticas que lhe dizem respeito, promovendo a democracia participativa e aberta a todos(as).

    Conselho Municipal da Juventude

    Regulamento_CMJMD
  • Portal da Juventude (IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude)

    O Portal da Juventude contém informações sobre oportunidades interessantes para os jovens que vivem, estudam ou trabalham em Portugal. Essas informações, divididas em doze temas principais (ASSOCIATIVISMO, CIDADANIA, CULTURA, DESPORTO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO, HABITAÇÃO, SAÚDE E SEXUALIDADE, TECNOLOGIA, TURISMO E TEMPOS LIVRES, VOLUNTARIADO, CENTRO DE CONHECIMENTO DA JUVENTUDE).

    http://www.juventude.gov.pt
  • Portal Europeu da Juventude

    O Portal Europeu da Juventude contém informações europeias e nacionais e oferece oportunidades interessantes para os jovens que vivem, estudam ou trabalham na Europa. Essas informações, divididas em oito temas principais, dizem respeito a 33 países e estão disponíveis em 27 línguas.

    http://europa.eu/youth/about-us_pt
  • IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional

    O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

    https://www.iefp.pt/home
  • OPJ - Orçamento Participativo Jovem 2022

    OPJ CARTAZ - horizontal

    A partir do dia 2 de janeiro e com prazo limite até 30 de março de 2023, poderão ser submetidas as candidaturas ao novo ciclo do OPJ / Orçamento Participativo Jovem 2023 do Município de Miranda do Douro.
    Trata-se de uma iniciativa do Pelouro de Juventude do Município de Miranda do Douro, dinamizada em parceria com o Conselho Municipal de Juventude e que é dirigida aos jovens do concelho, com vista a desafiá-los a submeterem a concurso projetos inovadores com interesse local, depois de devidamente idealizados e estruturados.
    Estão elegíveis a concurso candidaturas de jovens com idade entre os 14 e os 35 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho. Para tal, é necessário preencher o formulário de candidatura e entregá-lo no Balcão Único do Município de Miranda do Douro.
    O projeto pode ser de autoria individual ou coletiva, sendo que cada jovem só pode apresentar uma candidatura até 10.000€.
    Podem ser apresentadas propostas em todas as áreas de atribuição do Município de Miranda do Douro, sejam de natureza material ou imaterial, tais como: urbanismo; proteção ambiental e energia; infraestruturas rodoviárias, trânsito e mobilidade; turismo, comércio e empreendedorismo jovem; educação; juventude; desporto; ação social; cultura.
    O OPJ pretende dinamizar a interação e o diálogo entre os jovens, técnicos e decisores autárquicos; tornar os jovens mais responsáveis e ativos na cidadania e estimular o empreendedorismo jovem.
    Inscrição OPJ
    Normas de Funcionamento OPJ
  • Semana da Juventude

    A Semana da Juventude é promovida pela Autarquia e pelo Conselho Municipal da Juventude (CMJ), em parceria com diversas associações juvenis do Concelho. O vasto programa vai permitir aos jovens, usufruir de um conjunto de atividades formativas e lúdicas.

    84222327283741444951535557

  • PROGRAMAS

Partilhar