Passar para o Conteúdo Principal
Siga-nos

Juventude

Sabendo que vivemos numa região afastada dos grandes centros populacionais, é de suma importância a colaboração de todas as entidades para podermos criar as condições necessárias para que os nossos jovens se mantenham na nossa região, proporcionando soluções de realização pessoal e profissional. Nesse intuito, a Câmara Municipal de Miranda, através dos seus vários gabinetes, oferecem aos jovens do nosso Município um conjunto de desafios, começando na atividade cultural, passando pelo emprego e formação profissional, até ao empreendedorismo.

Neste espaço, vai ser possível encontrar as ligações aos projetos disponíveis, bem como as atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, relacionadas com a nossa juventude.


 
  • Conselho Municipal da Juventude

    Pretende o Município de Miranda do Douro, que as políticas de juventude se processem e revelem cada vez mais eficazes, com o intuito de que os jovens possam participar mais ativamente nas estratégias do município que lhe dizem respeito, indo de encontro aos seus problemas e aspirações. Nesse sentido, vai ser implementado o Conselho Municipal da Juventude de Miranda do Douro, que é um órgão consultivo do Município, sobre matérias relacionadas com a política de Juventude, sempre com o intuito de identificar as aspirações, problemas e anseios dos jovens e assim contribuir para encontrar soluções otimizadas à resolução de alguns dos seus problemas, promovendo a participação pública.

    Neste contexto, o Município de Miranda do Douro, estimula a cidadania ativa dos jovens, em relação às políticas que lhe dizem respeito, promovendo a democracia participativa e aberta a todos(as).


    Composição do Concelho Municipal da Juventude

    Cargo
    Nome
    Presidente de Câmara Municipal
    Dr. Artur Rodrigues Nunes
    Representante da Assembleia pelo PS 
    Mário João Ferreira Vaz
    Representante da Assembleia pelo PSD
    Priscila Salomé R. Oliveira
    Representante do Município no CMJMD
    Paulo Augusto R. Barbosa
    Representante (RNAJ) Pauliteiros Sendim 
    Mariana João Xavier
    Representante (RNAJ) ARJM
    Sérgio Augusto Vaz Bernardo
    Representante da Associação de Estudantes       
    Nuno Rodrigues
    Representante JS
    Emanuel Pinto bernardo          
    Representante JSD
    Luís Carlos Rodrigues

     

    Regulamento_CMJMD

  • Portal da Juventude (IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude)

    O Portal da Juventude contém informações sobre oportunidades interessantes para os jovens que vivem, estudam ou trabalham em Portugal. Essas informações, divididas em doze temas principais (ASSOCIATIVISMO, CIDADANIA, CULTURA, DESPORTO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO, HABITAÇÃO, SAÚDE E SEXUALIDADE, TECNOLOGIA, TURISMO E TEMPOS LIVRES, VOLUNTARIADO, CENTRO DE CONHECIMENTO DA JUVENTUDE).

    http://www.juventude.gov.pt
  • Portal Europeu da Juventude

    O Portal Europeu da Juventude contém informações europeias e nacionais e oferece oportunidades interessantes para os jovens que vivem, estudam ou trabalham na Europa. Essas informações, divididas em oito temas principais, dizem respeito a 33 países e estão disponíveis em 27 línguas.

    http://europa.eu/youth/about-us_pt
  • IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional

    O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

    https://www.iefp.pt/home

  • OPJ - Orçamento Participativo Jovem

    opj 2
     

    OPJ 2020

    A partir do 02 de janeiro e com prazo limite até 31 de março de 2020, já podem ser submetidas as candidaturas ao novo ciclo do OPJ/Orçamento Participativo Jovem 2020 do Município de Miranda do Douro.
    Trata-se de uma iniciativa do Pelouro de Juventude do Município de Miranda do Douro, dinamizada em parceria com o Conselho Municipal de Juventude e que é dirigida aos jovens do concelho, com vista a desafiá-los a submeterem a concurso projetos inovadores com interesse local, depois de devidamente idealizados e estruturados.
    Estão elegíveis a concurso candidaturas de jovens com idade entre os 14 e os 35 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho. Para tal, é necessário preencher o formulário de candidatura e entrega-lo no Balcão Único do Município de Miranda do Douro. O projeto pode ser de autoria individual ou coletiva, sendo que cada jovem só pode apresentar uma candidatura até 10.000€.
    Podem ser apresentadas propostas em todas as áreas de atribuição do Município de Miranda do Douro, sejam de natureza material ou imaterial, tais como: urbanismo; proteção ambiental e energia; infraestruturas rodoviárias, trânsito e mobilidade; turismo, comércio e empreendedorismo jovem; educação; juventude; desporto; ação social; cultura.
    O OPJ pretende dinamizar a interação e o diálogo entre os jovens, técnicos e decisores autárquicos; tornar os jovens mais responsáveis e ativos na cidadania e estimular o empreendedorismo jovem.

    OPJ 2020 – Parecer técnico das propostas apresentadas
    Segundo o art.º 9 das Normas de Funcionamento do Orçamento Participativo Jovem de Miranda do Douro, foram recolhidas quatro propostas para o OPJ 2020:
    1. Associação Mirai q’Alforjas/Mariana Xavier – “Criação de Centro de Atividades Náuticas”;
    2. Manuel João Ferreira Carção / Grupo Desportivo de Sendim – “Reabilitação do polidesportivo exterior existente no Estádio Valentim Guerra em Sendim”;
    3. Patrícia Sofia Pires Xavier – “Utilização de terras para reparações de vias”;
    4. Emanuel Catarino / Centro de Acolhimento do Burro – “Mobe-te!”.
    Após uma análise exaustiva de todas as propostas apresentadas e obedecendo todos os artigos das Normas de Funcionamento do Orçamento Participativo Jovem de Miranda do Douro, esta equipa técnica deliberou por unanimidade o seguinte:
    Propostas aptas para seguirem a fase seguinte:
    Proposta 1 – Associação Mirai q’Alforjas/Mariana Xavier – “Criação de Centro de Atividades Náuticas”.
    Proposta 4 – Emanuel Catarino / Centro de Acolhimento do Burro – “Mobe-te!”
    Propostas não aptas para seguirem a fase seguinte:
    Proposta 2 – Manuel João Ferreira Carção / Grupo Desportivo de Sendim – “Reabilitação do polidesportivo exterior existente no Estádio Valentim Guerra em Sendim”
    Proposta 3 – Patrícia Sofia Pires Xavier – “Utilização de terras para reparações de vias”

     
     
  • Semana da Juventude

    A Semana da Juventude é promovida pela Autarquia e pelo Conselho Municipal da Juventude (CMJ), em parceria com diversas associações juvenis do Concelho. O vasto programa vai permitir aos jovens, usufruir de um conjunto de atividades formativas e lúdicas.

    84222327283741444951535557

  • PROGRAMAS

Partilhar