Passar para o Conteúdo Principal
beni cun nós

Picote - Eiras - Picote

Miradouro fraga puio 1 720 2500 1 980 2500
O miradouro da Penha do Puio, situado na aldeia de Picote, no alto da escarpa do canhão do rio Douro, constitui um dos locais de interesse geológico mais característico das Arribas do Douro. Na laje granítica do miradouro foram encontradas gravuras da Idade do Ferro, nomeadamente o Caçador de Picote.
Do local avista-se uma ampla superfície planáltica - a Superfície Fundamental da Meseta - que se observa em frente do miradouro, em território espanhol, e que continua para a região portuguesa do Planalto Mirandês. É também evidente na paisagem o alinhamento retilíneo do canal fluvial do rio Douro, profundamente encaixado no planalto, condicionado pela fracturação regional do maciço granítico, com fraturas dominantes orientadas NE - SW e NNW - SSE.
A ribeira dos Moinhos corre diretamente sobre o substrato granítico, originando ressaltos e cachoeiras que constituem aprazíveis locais de lazer.
Um ponto de interesse é a visita ao Ecomuseu Terra Mater - Ecomuseu de la Tierra de Miranda, em Picote, que apresenta uma visão holística da interação do homem com o meio ambiente. Centrado nos quatros elementos: Terra, Água, Fogo e Ar, propõe atividades de dinamização e valorização, recorrendo às práticas tradicionais da região bem evidentes na envolvente do museu. Aqui, é possível observar as hortas familiares com as típicas cegonhas ou picotas, harmoniosamente enquadradas na arquitetura tradicional.
Na praceta da aldeia de Picote, uma escultura zoomórfica - Berrão - ilustra a riqueza arqueológica desta região.

Características do Percurso:

Percurso circular que permite a visita às eiras e aos moinhos da ribeira de Picote. Neste percurso é bem evidente a arquitectura tradicional.

Carta Topográfica: Nº95 série M888, edição 3 - IGE - 1999
Distância total: 6,5Km
Duração aproximada: 2H
Coordenadas Picote: 41º23'57.26"N   6º22'5.01"W
Elevação: Máx:692m; Min:602m
Declives máximos: 19,3%; -16,5%

Partilhar