-
Inicial
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Visita de estudos ao Porto - PIPSE
Visita de estudos ao Porto - PIPSE
No âmbito da operação “Equipa de Apoio ao Aluno” do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), estão a ser dinamizados, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, grupos de teatro, pauliteir@s e danças mistas. Nos dias 25 e 26 de março, um grupo de 31 alunos realizou uma visita de estudo ao Porto com o objetivo de promover o sucesso educativo através do contacto direto com diferentes expressões artísticas, estimular a motivação para a escola por meio de experiências fora da sala de aula e dar a conhecer percursos de ensino artístico profissional.
A visita iniciou no Balleteatro do Porto, onde os alunos assistiram ao ensaio geral de uma apresentação de finalistas, participaram numa aula aberta do 1.º ano do Curso Profissional de Dança e num workshop de Movimento. A atividade terminou com uma conversa com a direção e estudantes, que esclareceram dúvidas sobre o ensino profissional de dança e teatro. Seguiu-se a visita à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e ao Teatro Helena Sá e Costa. O dia terminou no Teatro Nacional São João, onde assistiram à peça “Falsas Histórias Verdadeiras - Uma Pina Colagem”, musicada por A Garota Não, baseada em textos de Manuel António Pina, repleta de humor, inventividade verbal e nonsense.
No segundo dia, os alunos participaram na oficina “A magia do som”, na Casa da Música, explorando a criação musical através do Sistema Sonar, um conjunto de instrumentos ligados a um órgão de tubos robótico, que permitiu uma experiência criativa, intuitiva e colaborativa. Durante a tarde, visitaram a Escola Profissional de Arte de Mirandela, onde conheceram o seu programa educativo e assistiram aos ensaios das orquestras de metais e de cordas.
A visita proporcionou experiências diversificadas, novas aprendizagens e memórias significativas, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos alunos e, consequentemente, para o seu sucesso educativo.
O PIPSE, financiado pelo NORTE 2030 e pelo Fundo Social Europeu, tem a duração de 36 meses, abrange todos os alunos do agrupamento e visa um acompanhamento personalizado e integrado, com foco no desenvolvimento de competências sociais, emocionais e académicas.






