Nota Oficial 0€ alusiva à Capa de Honras, disponível na Casa da Cultura Mirandesa a partir do dia 27 de março

2023/03/22
Após do sucesso da 1ª Edição, dedicada aos Pauliteiros de Miranda, a Câmara Municipal de Miranda do Douro, em parceria com a NumisVilaReal, tem o prazer de apresentar a nova "Nota Oficial de Zero Euros" dedicada a uma das mais emblemáticas peças do vestuário tradicional português, com uma dimensão identitária única, a Capa de Honras Mirandesa.
De porte majestoso, as origens da Capa de Honras remontam aos tempos medievais, derivando da capa de asperge ou capa pluvial, nos seus primórdios repousando sobre os ombros de clérigos e dignatários eclesiásticos.
A sua adopção pelas gentes mirandesas, entre boieiros e pastores, numa primeira fase e depois como atributo de fidalguia e de reconhecida importância social pelos seus portadores na comunidade mirandesa, fez desta peça de vestuário um símbolo da “proua” dos mirandeses, sendo hoje reconhecida como uma das mais representativas marcas identitárias da Terra de Miranda.
A "Nota Oficial de Zero Euros" alusiva à Capa de Honras Mirandesa, estará disponível para compra, na Casa da Cultura Mirandesa, a partir de segunda feira, dia 27 de março.
Preço: 3€

unnamed (8)

A emissão desta nota é de 3000 unidades sendo que a vasta maioria será propriedade da CMMD.