Largadas de Torymus sinensis para combate à vespa das galhas do castanheiro

2023/05/15
No âmbito do combate à vespa das galhas do castanheiro, o Município de Miranda do Douro procedeu, no dia 12 de maio, à realização de 5 largadas do parasitoide Turymus sinensis, utilizado na luta biológica, para combater a vespa das galhas do castanheiro, na freguesia de S. Martinho de Angueira, onde foram identificados soutos infetados, detetados por agricultores e técnicos de campo.
É de salientar que, foram efetuadas prospeções em outras freguesias do concelho, no entanto, felizmente, verificou-se uma redução, significativa, do aparecimento de galhas nos castanheiros, relativamente, ao ano anterior, pelo que não houve necessidade de se efetuar mais largadas em outras freguesias, dado que só devem ser efetuadas apenas quando a praga está presente.
A verificação da presença da praga foi efetuada por levantamentos fenológicos e análise visual de sintomas, durante o mês de abril e inícios de maio: existência de galhas secas de anos anteriores e a presença de galhas verdes, em quantidade suficiente, que só são visíveis após o abrolhamento dos gomos dos castanheiros, o que conferiu enorme importância na seleção dos locais para libertar o parasitoide, com vista à máxima eficácia.
O Dryocosmus kuriphilus yasumatsu, conhecido como a vespa das galhas do castanheiro, ataca soutos de todas as idades e provoca a formação de galhas nos gomos e folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros.
Este investimento permite apoiar os produtores de castanha, sendo suportado na íntegra pelo Município de Miranda do Douro. As largadas foram da responsabilidade do Gabinete Técnico Florestal da Câmara, em parceria com o Centro Nacional de Competências de Frutos Secos (CNCFS), no âmbito de uma estratégia que se pretende promotora da valorização da produção da castanha no concelho.