Miranda do Douro implementa Programa Desfibrilhação Automática Externa

2023/05/18
O Município de Miranda do Douro está a implementar localmente o Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), com a instalação numa primeira fase, de 2 dispositivos em espaços municipais, em parceria e já licenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Para uma utilização correta destes equipamentos, foram ministradas ações de formação em Suporte Básico de Vida a 12 colaboradores municipais que adquiriram conhecimento e competências para o auxílio de vítimas em paragem cardiorrespiratória, com recurso a um DAE.
Estes dispositivos estão instalados no edifício da Câmara Municipal de Miranda do Douro e Estádio Municipal, o que permite a sua utilização em tempo útil nos espaços públicos e desportivos, sendo que, em cada uma destas instalações existe um técnico dotado de formação em Suporte Básico de Vida - DAE, acreditado pelo INEM.
Com a implementação deste programa, Miranda do Douro pretende salvar vidas, criando condições que reforcem a cadeia de sobrevivência, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, com uma maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de uma paragem cardiorrespiratória.
Recorde-se que, estatisticamente as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, estimando-se que mais de 700.000 pessoas na Europa morram deste tipo de complicação. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e na globalidade dos países ocidentais, em que pelo menos 40% dos óbitos registados devem-se a eventos de morte súbita cardíaca, antes mesmo de chegarem ao hospital.