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Arquivo Municipal

Os arquivos, que foram durante muito tempo considerados meros depósitos de papéis velhos, de interesse apenas para eruditos e pesquisadores profissionais, ou seja, numa ótica histórica e cultural, são hoje fonte de poder.
O Arquivo Municipal contém, sob sua responsabilidade, toda a documentação produzida ou reunida por diferentes entidades, órgãos e serviços, independentemente do tipo de suporte ou formato, como resultado da sua atividade e que se conserva para servir de testemunho, prova ou informação.
A eficácia e eficiência da Administração Publica, seja ela central ou local, depende muito do sistema de gestão integrada da documentação, desde a produção à sua conservação definitiva.
É esta a função do Arquivo Municipal de Miranda do Douro, que se concretiza, mediante a cooperação entre os serviços da autarquia e os munícipes, ou através dos serviços de extensão cultural, educativa e editorial.

HISTÓRIA

O acervo documental do Município de Miranda do Douro esteve durante alguns anos disperso por vários espaços da edilidade. Com a criação do serviço de Arquivo Municipal, em 2007, a autarquia deu início os procedimentos necessários à implementação do seu Arquivo Municipal.
O grande objetivo desta operação foi sem dúvida o de preservar e conservar a documentação já existente no município, que se concretizou com a inauguração do Arquivo Municipal, no dia 10 julho de 2013.

O ARQUIVO

O Arquivo Municipal de Miranda do Douro encontra-se instalado num edifício que resultou da recuperação e adaptação de um imóvel construído nos finais da década de 70, do século passado, que serviu de escola primária.
A distribuição e organização do espaço e circuitos do Arquivo Municipal obedeceram a critérios de funcionamento e dimensionamento, que se baseiam no volume documental guardado e a incorporar, e nas necessidades inerentes à sua organização, consulta, conservação e segurança.
Para a estruturação do projeto de arquitetura os fatores determinantes foram os que resultam do cruzamento das necessidades de áreas e espaços com circuitos de pessoas e documentos.
O novo espaço é composto por uma área técnica, pelo depósito, pela área administrativa e por uma área destinada ao público.

MISSÃO

O Arquivo Municipal de Miranda do Douro visa:

  • Assegurar a gestão e preservação da documentação à sua guarda;
  • Colaborar com os serviços competentes na transferência, avaliação, seleção, eliminação, comunicação e difusão;
  • Criar condições para preservar, defender e valorizar o património arquivístico de interesse público de âmbito municipal;
  • Promover uma política de aquisição de arquivos privados, pessoais, de famílias ou empresas com relevância para a história do concelho de Miranda do Douro;
  • Fomentar uma política de divulgação do seu acervo e de temas de História Local, concretizada através de atividades de extensão cultural, educativa e editorial.

SERVIÇOS PRESTADOS

O Arquivo Municipal presta, aos seus utentes, serviços em vários domínios, designadamente:

  • Leitura
  • Consulta da documentação na Sala de Leitura;
  • Informações de âmbito genérico sobre a documentação à guarda do arquivo;
  • Orientação do leitor no tema a pesquisar.
  • Extensão Educativa e Cultural
  • Exposições temporárias;
  • Visitas guiadas;
  • Apoio às atividades escolares e extra escolares;
  • Ateliers.

FUNDOS DOCUMENTAIS

  • Administração do Concelho de Miranda
  • Arquivo Pessoal Cónego António Mário Pinto
  • Câmara Municipal de Miranda do Douro
  • Provedoria de Miranda


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Arquivo Municipal de Miranda do Douro
Rua José Inácio Pinto
5210-004 Miranda do Douro


E-mail: arquivo.municipal@cm-mdouro.pt
Telefone: 273 438 005 / 273 430 020
Horário:Segunda a Sexta-feira: 09h00-17h00

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