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Arquivo Municipal

Os arquivos, que foram durante muito tempo considerados meros depósitos de papéis velhos, de interesse apenas para eruditos e pesquisadores profissionais, ou seja, numa ótica histórica e cultural, são hoje fonte de poder.
O Arquivo Municipal contém, sob sua responsabilidade, toda a documentação produzida ou reunida por diferentes entidades, órgãos e serviços, independentemente do tipo de suporte ou formato, como resultado da sua atividade e que se conserva para servir de testemunho, prova ou informação.
A eficácia e eficiência da Administração Publica, seja ela central ou local, depende muito do sistema de gestão integrada da documentação, desde a produção à sua conservação definitiva.
É esta a função do Arquivo Municipal de Miranda do Douro, que se concretiza, mediante a cooperação entre os serviços da autarquia e os munícipes, ou através dos serviços de extensão cultural, educativa e editorial.
HISTÓRIA
O acervo documental do Município de Miranda do Douro esteve durante alguns anos disperso por vários espaços da edilidade. Com a criação do serviço de Arquivo Municipal, em 2007, a autarquia deu início os procedimentos necessários à implementação do seu Arquivo Municipal.
O grande objetivo desta operação foi sem dúvida o de preservar e conservar a documentação já existente no município, que se concretizou com a inauguração do Arquivo Municipal, no dia 10 julho de 2013.
O ARQUIVO

O Arquivo Municipal de Miranda do Douro encontra-se instalado num edifício que resultou da recuperação e adaptação de um imóvel construído nos finais da década de 70, do século passado, que serviu de escola primária.
A distribuição e organização do espaço e circuitos do Arquivo Municipal obedeceram a critérios de funcionamento e dimensionamento, que se baseiam no volume documental guardado e a incorporar, e nas necessidades inerentes à sua organização, consulta, conservação e segurança.
Para a estruturação do projeto de arquitetura os fatores determinantes foram os que resultam do cruzamento das necessidades de áreas e espaços com circuitos de pessoas e documentos.
O novo espaço é composto por uma área técnica, pelo depósito, pela área administrativa e por uma área destinada ao público.
MISSÃO

O Arquivo Municipal de Miranda do Douro visa:
Assegurar a gestão e preservação da documentação à sua guarda;
Colaborar com os serviços competentes na transferência, avaliação, seleção, eliminação, comunicação e difusão;
Criar condições para preservar, defender e valorizar o património arquivístico de interesse público de âmbito municipal;
Promover uma política de aquisição de arquivos privados, pessoais, de famílias ou empresas com relevância para a história do concelho de Miranda do Douro;
Fomentar uma política de divulgação do seu acervo e de temas de História Local, concretizada através de atividades de extensão cultural, educativa e editorial.
SERVIÇOS PRESTADOS

O Arquivo Municipal presta, aos seus utentes, serviços em vários domínios, designadamente:
Leitura
Consulta da documentação na Sala de Leitura;
Informações de âmbito genérico sobre a documentação à guarda do arquivo;
Orientação do leitor no tema a pesquisar.
Extensão Educativa e Cultural
Exposições temporárias;
Visitas guiadas;
Apoio às atividades escolares e extra escolares;
Ateliers.
FUNDOS DOCUMENTAIS
Administração do Concelho de Miranda
Arquivo Pessoal Cónego António Mário Pinto
Câmara Municipal de Miranda do Douro
Provedoria de Miranda

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Arquivo Municipal de Miranda do Douro
Rua José Inácio Pinto
5210-004 Miranda do Douro

E-mail: arquivo.municipal@cm-mdouro.pt
Telefone: 273 438 005 / 273 430 020
Horário: Segunda a Sexta-feira: 09h00-17h00
 

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